Dicas para adestrar o seu cachorro

Independente da função principal que cada raça de cachorro desempenhe, todas devem receber adestramento. Para isso, nem sempre é necessário um adestrador profissional. Pode-se começar a ensinar o seu cão com dicas básicas como:

Para ensinar o seu cachorro fazer as necessidades no lugar certo deve-se adotar um sistema de reforço positivo. Para isto, dê ao seu cão uma guloseima quando ele fizer no lugar certo. Se o comportamento correto for seguido de um reforço o cão terá maior facilidade para repetir este comportamento.

Para ensinar o seu cão a obedecer um comando, a repetição é a chave do sucesso. Repetição e consistência são chaves que ajudarão o  seu cachorro a entender o comando. As guloseimas ajudam bastante neste trabalho.

Para ensinar o seu filhote a não mastigar tudo que encontra pela frente deve-se presenteá-lo com brinquedos e ossos de couro comprados em lojas de animais para que ele possa mastigar. Se seu cachorro tentar mastigar você, reclame em alto e bom som, cruze os braços e ignore-o por dez minutos.

É mais fácil adestrar seu cachorro quando ele ainda é um filhote. Adestramento de cães filhotes sempre vai ser mais fácil e rápido do que adultos. Isso não significa que cachorros adultos não podem aprender novos truques ou comportamentos. Mas quanto antes você começar, melhor.

A alimentação de tempo controlado fornece ao animal mais alimento do que ele consome dentro de um período de tempo, geralmente entre 5-30 minutos e depois se retira. É o melhor método, pois permite ao criador um alto grau de controle sobre a dieta do animal. Esse método permite que o proprietário acompanhe o consumo alimentar do animal e observe qualquer alteração na ingestão ou comportamento alimentar. A desvantagem é que requer mais tempo e conhecimentos do criador, normalmente esse problema ocorre quando há um grande número de animais.

A alimentação com ração controlada administra-se ao animal uma quantidade específica de alimento, porém inferior a quantia que o cão comeria se o alimento não fosse restrito.

Ambas alimentações são administradas uma ou mais vezes por dia.

Opinião dos leitores · 66 Comentários

Temos 66 respostas para "Dicas para adestrar o seu cachorro".
  1. Mariana diz:

    26 de março de 2010 as 14:02

    Nossa adorei este post.Parabens!

  2. Alessandro diz:

    4 de junho de 2010 as 1:22

    Temos uma labradora de 6 meses, e gostariamos de receber dicas para adestrar. Ela se chama Hanna e é muito elétrica, fica presa na corrente e as vezes chega a perder o folego de tanto fazer esforço contrário toda vez que nos aproximamos dela… late para todos, quando a soltamos no quintal corre desordenadamente… ao passear com ela na rua ela quer fazer ao contrario e ela quem nos puxa… Gostaria muito de receber dicas para mudar o comportamento da Hanna.

  3. sabrina lindissima diz:

    18 de junho de 2010 as 21:58

    eu vou fazer isso com minha cachorra.bom método!

  4. Fernanda diz:

    27 de junho de 2010 as 0:54

    Procure um adestrador e acompanhe as dicas que irão ser postadas no nosso site.

  5. janaina diz:

    17 de julho de 2010 as 21:40

    Tenho uma schih-tzu de quatro meses chamada Sandy, gostaria de aprender mais dicas de adestramento desta raça.

  6. jonas diz:

    17 de agosto de 2010 as 1:13

    olá sou adestrador e diria q o legal é em primeiro ter atenção com seu filhote pra ele ter respeito por vc

  7. maria das dores fernandes da silva diz:

    29 de agosto de 2010 as 18:04

    oi .estou criando uma dálmata de 40 dias o q fasso para adestra ela e q neme eu dou a ela

  8. Fernanda diz:

    30 de agosto de 2010 as 0:14

    Procure um adestrador.

  9. vivian diz:

    4 de setembro de 2010 as 9:02

    tenho um labrador 2 anos ele pula muito nao sei o que fazer??

  10. Ranniery diz:

    18 de setembro de 2010 as 20:53

    Esta dica e muito legal! pois vou faser com minha cachorra charlotte(pastor alemao de 3 messes) ela e muito danada pegas as sandalias e esconde em qualquer lugar, e tambem e muito disastrada… ela gosta de aringar com o meu outro cachorro 3 anos nao gosto disso porque ele fica muito agitado e com raiva… ela de vez enquando pega as minhas bonecas e estraga…eu quero muda muito ela eu nao aguento mais ficar gritando e dando nela eu começo a ficar con dor de cabeça quando eu crito com ela e quando do nela tenho pena pois faz cara de manhosa se eu pudece tambem muta o meu cachorro pena que ele tem 3 anos e vai ser dificio!!!!!!

  11. raquel diz:

    18 de setembro de 2010 as 21:05

    ola eu tenho uma cadela pasto alemao ele pinota muito e queria da um nome para ela

  12. raquel diz:

    18 de setembro de 2010 as 21:07

    ebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa eu vou faser isso e vou ver se fuciona com o sthist

  13. charlotte diz:

    18 de setembro de 2010 as 21:09

    eu tenho um lavrador e nao sei que nome dou pata ele!

  14. ariana. diz:

    23 de setembro de 2010 as 21:13

    nao teria um outro jeito,porque o meu e um filhote de pudou e parece que nao me ouve na hora das necessidades.mas gostei das dicas.

  15. giovanna diz:

    6 de novembro de 2010 as 23:19

    eu gostei vou tentar isso com o totti

  16. TATIANE diz:

    23 de dezembro de 2010 as 11:23

    TENHO EM CASA DUAS POODLE UM COOCKIE E UMA ROTTWEILER.
    SO QUE A ROTTWEILER NAO PODE VER UMA DESSAS POODLE QUE ELA QUER MATAR, POR DUAS VEZES ELA JA PEGOU ESSA CACHORRINHA E POR SORTE NAO MATOU MAS DEIXOU A CACHORRINHA TODA RASGADA, E PARA TIRAR ESSA POODLE DA BOCA DELA FOI MUITO DIFICIL, GOSTARIA DE SABER ALGUMAS DICAS PARA A CONVIVENCIA DAS DUAS SER MAIS AMIGAVEL, E SE POR ACASO ISSO ACONTECER NOVAMENTE O QUE EU POSSO TA FAZENDO PARA QUE ELA SOLTE A POODLE COM MAIS RAPIDEZ. AMO AS DUAS E NAO QUERIA TER QUE FICAR SEM ELAS, JA QUISERAM ATE MANDAR MATAR A ROTTWEILER SO QUE ELA É UMA CACHORRA QUE TOMA CONTA TANTO DA CASA QNTO DE TODOS NÓS, E ELA TMB É MUITO CARINHOSA CONOSCO, CREIO QUE ELA DAZ ISSO PARA CHAMAR A ATENÇÃO NOSSA, MAS NÃO SEI O QUE FAZER POR FAVOR ME AJUDE A FAZER COM QUE ELAS SE UNEM. NAO SUPORTO A IDEIA DE TER QUE FICAR SEM UMA DAS DUAS. OBRIGADA AGUARDO RESPOSTA…

  17. Igor Amaral diz:

    29 de dezembro de 2010 as 16:35

    Minha Maltês tem 11 meses,late sem parar para as pessoas que chegam em casa principalmente para a empregada.Gostaria de um adestrador para ensinar coisas basicas para ela.Entre em contato pelo e-mail: igor.amaaral@hotmail.com

  18. daniel diz:

    3 de janeiro de 2011 as 20:15

    Mas se o caozinho for muito pekenino tambem fazemos isso de por a comida entre 5 a 30 min e retirar?

  19. Gisely diz:

    1 de fevereiro de 2011 as 17:34

    olá
    a 2 dias eu ganhei um filhote de pequines e n sei como adestrálo.Ele tem 45 dias e tem hr q ele n me ouve,quendo ta com raiva começa a descontar ne mim ou no ursinho e ele adora morder os pés das pessoas.
    Alguém pode me ajudar é urgente?

  20. glayde alves diz:

    12 de março de 2011 as 17:58

    adorei o cometario sobre com cuidar do meu cão

  21. glayde alves diz:

    12 de março de 2011 as 18:00

    adorei o cometario sobre como cuidar do meu cão

  22. telma diz:

    16 de abril de 2011 as 1:17

    Eu moro em apartamento e tenho um pincher femea ela se chama mel ela faz chichi no jornal mais o n 2 no chão da casa porfavor me ajudem obrigado.

  23. PAOLA diz:

    17 de abril de 2011 as 16:27

    FUNCIONA COM UM MALTÊS ADULTO MACHO ? COM 3 ANOS DE IDADE

  24. Carla diz:

    22 de maio de 2011 as 23:29

    Ola!!! Gostaria de saber se é possivel … Tenho uma sharpei e uma são bernado e elas não podem se ver porq se pegam para se matar não sei oq q fazer.
    E gostaria de saber como faço para adestrar para elas não comerem coisas de estranhos tipo veneno, tenho muito q alguem pode fazer algo a elas… obrigada

  25. Mariana diz:

    30 de maio de 2011 as 2:20

    As dicas são maravilhosas… mas eu também tenho uma dica: tem uma loja virtual que vende produtos que ajudam a adestrar o cachorro. Ela é ótima e eu compro tudo sempre lá. O endereço é http://www.bitcao.com.br
    beijos,

  26. Josana diz:

    21 de julho de 2011 as 15:28

    Olá, eu tenho um pinscher de oito meses.Ele é um cãozinho muito ativo, gosta de pular, morder e brincar mto.
    Gostaria que me desse algumas dicas, para ensina-lo a se comportar, a não ficar mordendo as outras pessoas,a não pular no sofá e querer subir na nossa cabeça.rs e a fazer as necessidades sempre no mesmo lugar.
    Fico brava com ele mas ele acha q estou brincando e aí q pula mais ainda.
    Aguardo retorno.
    Muito Obrigado.

  27. leila cagol diz:

    10 de agosto de 2011 as 22:33

    amei essas dicas…!!!!

  28. Anecleide diz:

    31 de agosto de 2011 as 2:26

    olá tenho um pincher n 1 ele só faz as nessecidades onde ñ deve na sala,quarto,cozinha, ñ sei mas o q fazer falo com ele mas ele acha q estou brincando alem disso ele gosta muito de morder tudo e brincipalmente os pés o q faço me ajude por favor.

  29. anna carolina diz:

    4 de setembro de 2011 as 14:26

    oi eu sou a anna e vou ganhar um cachorrinho maltes ele tem 30 dias por inquanto ele vai facar com a mamãe e queria quevcs colocassem no site como cuidar as primeiras noites o que deve comer e etc muito obrigada

  30. Tamyres diz:

    5 de setembro de 2011 as 20:29

    Adorei esse post.
    Entre no meu blog http://amigadoscaes.blogspot.com

  31. Joao Victhor diz:

    30 de setembro de 2011 as 12:02

    vcs esta de parabens essse site é exelente eu tenho uma filhote da raça bacett e ela dava muito traballlho eu ainda estou ensinando ela alguns truques novos ela tem 6meses o meu pai fez uma coisa com ellla muito interessante nos moramos de um ladeo da cidade então meu pai queria sumir a minha cachorra(luna) so antes eu tinha ensinado a ela a farejar eu trenava ela todos os dias por que principalmente perto da minha casa tem um parque e eu comprei um boneco e passei perfume nele, alguns dos meus amigos vendaram o olho dela em quanto eu escondia o boneco em algum lugar da praça e foi muito enteressante quando eu cheguei perto della meus amigos tiraram a venda dos olhos dela então ela +ou- já sabia onde o beneco estava e em menos de um minuto ela me entregou o boneco novamente e vol,tando ao assunto do meu pai querer sumir a cachorra da minha casa e antes eu abgrecei ela e por mais encrivel que pareça apos 18 dias ela chegou em minha casa as 10:00 ; ela latiu no quintal de minha casa e meu pai danou ficou perguntano se alguem de minha casa tia trago cachorro para minha casa novamente quando eu cheguei na janela do quarto da minha mãe eu a reconheci e fui correndo para o quintal de minhga casa e vi que realme4nte era a minha cacjhorra esse site é mesmo impressionante com ele eu ensinei e ainda estou ensinando minha cachorra novos truque muito obrigado por ter feito ersse site!

    João Victhor

  32. joão p. diz:

    3 de outubro de 2011 as 1:38

    adestrar um cão não é facil demora de 3 a 6 meses para ele aprender no minimo 15 truques basicos
    1-senta
    2-deita
    3-rola
    4-fica
    5-ataca
    6-o truque da cambalhota
    7-equilibrio
    8-fingi de morto
    9-dançinha
    10-fala
    11-da a patinha
    12-truque onde é preciso subir no ombro do dono
    13-truque onde é preciso outro cão para um passar por baixo do outro
    14-truque da voadora onde é preciso outro cão
    15-truque de natação onde se precisa de uma picina e bolinha de brinquedo.

    obs–OS TRUQUES 1 2 3 4 5 VC MESMO PODE FAZER MAIS JÁ OS OUTROS PRECISA-SE DE UM AUXILIAR MAS SE VC CONSEGUIR FAZER TODOS VC MESMO SIGNIFICA QUE VC LEVA JEITO :) ATÉ A PROXIMA.

  33. fabiane diz:

    9 de novembro de 2011 as 22:17

    Olá tenho um cocker macho,é meigo,atencioso,ele tem 03 anos e tem um grande problema quando saio pra trabalhar ele tem k ficar preso na cozinha pq se não quando chego em casa está td mijado,gostava muito de o deixar solto pela casa,preciso de ajuda,como fazer k ele faça suas necessidades em um só lugar,por exemplo na varanda obrigada pra já Fabiane.

  34. Amanda diz:

    29 de novembro de 2011 as 2:06

    Oi, tenho 15 anos e tenho uma vira-lata.O nome dela é Kyara. Ela tem 6 aninhos, é carinhosa,inteligente e muito educada….Eu amo elaa!!!!
    Ela também tem Orkut!! Quem quiser, manda o conviite!!!’
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1830912890145570308

  35. wanderson diz:

    30 de dezembro de 2011 as 18:55

    adorei isso vou tentar fazer isso com meu filhotes

  36. camila diz:

    28 de janeiro de 2012 as 11:59

    Vou ter muito trabalho!
    OPois minha cachorra é muito imperativa, e não para um minuto.

  37. maria de souza diz:

    7 de fevereiro de 2012 as 21:16

    tenho uma pinscher de quatro meses, a mel,é o chodó da casa
    como consseguir em tempo récorde que ela faça suas nescessidades no local certo!! um forte abraço.

  38. adeone diz:

    24 de fevereiro de 2012 as 21:38

    Minha

  39. adeone diz:

    24 de fevereiro de 2012 as 21:41

    Minha Pischer está caindo o pelo Todo. O que posso fazer?

  40. ROSANGELA diz:

    25 de fevereiro de 2012 as 4:13

    VOU VIAJAR PARA PRAIA NO DIA 2 -3 -2012,E A PRIMEIRA X QUE TENHO Q LEVAR MINHA CACHORRINHA,SO Q ELA E UMA PULDOE MUITO EXTRESSADA ,TEM 14 ANOS EXPERTA, NUMERO 2 ACREDITO,,KKK LATE PRA TUDO E PRA TODOS,COMO FAZER PARA PASSEAR NA PRAIA,?? E ELA NAO FICAR LATINDO O TEMPO TODO,E QUANDO ELA ESCUTA ALGO JA LATE TAMBEM OQ FAÇO?? OBRIGADA

  41. juninho diz:

    2 de abril de 2012 as 1:08

    eu ganhei uma cachorrinha que e pinscher com poodle ela tem 1 més o nome dela e penolope e eu queria saber com quantos meses eu posso passear com ela
    e com quantos messes eu posso dar banho nela
    por que eu to com medo dela adoecer
    e tanbem eu queria saber como que eu faço pra ela parrar de chorrar por que toda vez que eu prendo ela ela começa a chorrar

    tchau ate a próxima

  42. Qeso diz:

    25 de abril de 2012 as 5:22

    Oi Lu-Eu tambem sou Lu olha que sorte a minha! Aqui em NYC me cmaahm de Enne ;0)Queria dizer que amo seu blog mais que tudo na vida!Sou sua fe3! e9 a primeira vez que deixo um comente1rio pois estava esperando ter uma pergunta normal e fatil para fazer mas resolvi dar uma paradinha para elogiar mesmo ne3o aguento de rir com as coisas estranhas que te perguntam! as vezes tenho vontade de responder beijos,Lucienne

  43. jaciane diz:

    29 de agosto de 2012 as 23:57

    oi, meu nome e jaciane e nao sei como fazer para meu cachorro parar de se tao guloso

  44. Cesar diz:

    5 de dezembro de 2012 as 16:21

    Belas dicas. Com certeza, o adestramento é fundamental. Não precisa ensinar diversos comandos ao cachorro, mas ensiná-lo as maneiras adequadas de se comportar na sua casa também é uma maneira de adestramento. E as técnicas de reforço positivo são excelentes, pois o cão saberá que quando ele age daquela maneira, ganhará com isso. Ótimo site!

  45. priscila rodlingue de souza diz:

    14 de março de 2013 as 15:12

    oii eu tenho um dalmata de um ano e tres meses esta comigo des dos tres meses de vida ele sempre foi muito chorão quando pequeno ele é dalmata de mancha marrom os dois irmãos uma femea e outro macho são de manchas pretas de uns tempos para cá ele anda muito agressivo late pra todos que passam na rua e c alguem chega perto ele ataca esses dias ele viu um cachorro na rua e queria ir atras dele eu disse não ele veio e mordeu com muita força minha mão vindo a machucar e ele nunca fez isto antes é normal se não o que devo fazer por favor da um palpite e um concelho por favor ele obedece só a mim sempre foi calmo e agora ta agressivo da uma ajuda aii valeuu obrigada.

  46. Poli diz:

    4 de julho de 2013 as 14:16

    olá tenho um Chow Chow adulto e ele é muito levado , não me obedece, quando eu chamo ele vem, mas quando eu digo, não pode, ele não me escuta, ele é muito docil, não sei o que fazer para que ele melhore.

  47. gustavo diz:

    8 de julho de 2013 as 18:41

    ola eu sou gustavo tenho 7 anos e tenho uma pit com 5 meses e ela morde muito e fas as nessesidades no lugar errado. tambem quando vem uma pessoa desconhesida para ela ela late pra ela. como eu faso para ela deixar de fazer iso deixe um comentario para mim ate logo.

  48. Filipe Camargos diz:

    17 de agosto de 2013 as 12:33

    Olá tenho um pastor alemão capa preta de 3 anos de idade, gostaria de ensina ela a pegar a bolinha e trazer na minha mão!
    Só não sei se ela ainda pode aprender, pois ela já tem 3 anos idade?

  49. raaely diz:

    22 de agosto de 2013 as 18:08

    eu tenho 1 cachorro um pinscher ele come chinela eu não suporto mas isso tudo dia e uma

  50. iracema pinheiro diz:

    24 de setembro de 2013 as 13:01

    Minha cadela é mestiça, o pai é Pastor a mãe é Pastor com Rottweiler, ela está com 11 meses, mas, não pode ver ninguém, não posso leva-la a nenhum lugar, ela cresceu muito e é muito brava tem muita força, preciso de ajuda.

  51. ana clara diz:

    15 de outubro de 2013 as 23:27

    ola, tenho uma cadela de 1mes e 24 dias ela e muito novinha e brincalhona mais eu queria saber como ensinar a ela a não fazer xixi nem coco na sala e na cozinha obrigada e ate a próxima!!!!!!!!!bye bye

  52. ana clara diz:

    15 de outubro de 2013 as 23:33

    oi sou eu de novo minha cadela dormi muito isso e normal por favor responda.

    grata,ana clara

  53. marcia diz:

    2 de novembro de 2013 as 1:05

    Boa Noite, tenho um Golden Retriever de 1 ano macho, e ganhei uma rottweiler de 2 meses mas ela é muito desesperada na hora de comer ; come a comida dela toda e quer comer a dele também, como ele é bonzinho ele sai e deixa ela comendo , por mais que eu brigue ela sempre volta.. Gostaria de saber se você tem alguma dica para evitar isso.
    Grata .

  54. ana caroline ribeiro diz:

    17 de dezembro de 2013 as 0:29

    ah gostei muito vai ajudar para todo mundo e também os cachorros ne eles são fofinhos eu gosto muito de animais e quando eu crescer vou ser veterinária!!!

  55. Beatriz / São Paulo diz:

    23 de dezembro de 2013 as 18:09

    oii ! eu quero educa meu poodle mais eu queria uma dica como eu poderia educa ele… ele se chama (ted) ele nasceu 8 de maio de 2013, qual é as fazes que eu tenho que educa ele, ele é bonzinho mais eu queria que ele fosse que nem aqueles cachorro bem educadinho Exemplo; quando fala senta para ele senta esas coisas espero resposta !!! .

  56. Ana Beatriz diz:

    17 de fevereiro de 2014 as 21:52

    o problema não e a minha cachorra,ela só precisa aprender a andar de coleira,e o cão do meu irmão que me irrita,mais espero que de certo!

  57. Ana Beatriz diz:

    17 de fevereiro de 2014 as 21:55

    Apenas esqueci de dizer,eu já tentei o Lance da recompensa,mais vai ver da certo

    >:( GRRRRRRRR >:( GRRRRRRRR >:( GRRRRRRRRRRRR

  58. Ana Beatriz diz:

    17 de fevereiro de 2014 as 21:56

    Obrigada Pelas Dicas,Agora e só Aguardar e ver se Funciona

  59. bunda diz:

    17 de fevereiro de 2014 as 21:57

    OI hihihihihhi

  60. eu diz:

    17 de fevereiro de 2014 as 22:01

    eu sou burro pq eu sou eu mais se vc e eu então n se esquessa de euzar no seu eu interior que vai abrir um poratal eu que eu fiz pra mim e pra vcs que sou eu euzando mais mais ainda mesmo sem o portal eu euzdo euzadissimo que euza euzando BEM… EM FIM…….

    EU!!!!!!!!!!

  61. Layla diz:

    23 de fevereiro de 2014 as 1:00

    Eu tenho tenho tres cachorras e elas nao me obedem sempre que eu chego de algum lugar elas ficam pulando so que eu sei que é felicidade mas eu pesso pra elas pararem mas nao param e eu nao consigo fazer elas me obedecer e aí eu queria suas dicas.Vou aguardar resposta

  62. Layla diz:

    23 de fevereiro de 2014 as 1:00

    Eu tenho tenho tres cachorras e elas nao me obedem sempre que eu chego de algum lugar elas ficam pulando so que eu sei que é felicidade mas eu pesso pra elas pararem mas nao param e eu nao consigo fazer elas me obedecer e aí eu queria suas dicas.Vou aguardar resposta.

  63. susani diz:

    4 de março de 2014 as 18:17

    amo cachorro enfim amo animais bjos

  64. Lima diz:

    27 de outubro de 2014 as 18:49

    Boa Tarde;
    Tenho uma filhote de lhasa apso tem 3 meses.
    Estou tentando adestrar ela…. Estou ensinando ela a fazer xixi no lugar certo a sentar, cumprimentar, deitar rolar e fingir de morto…. Ela esta aprendendo mas como dou um petisco ( uma ração da pedigree que é molhadinha com gosto de frango) ela esta comendo muito pouco a ração… Perguntei para minha veterinária, ela pediu para parar de dar estes petisco pq ela esta associando que se ela não comer a ração jaja vem a brincadeira e ela vai comer coisa mais gostosa….
    Tentei ensinar ela com a ração dela, não dá certo ela não obedece, tentei ensinar com um brinquedo tb não deu certo…
    Tem alguma dica o que eu poça fazer???
    Obrigado

  65. mimi.mi diz:

    23 de novembro de 2014 as 13:44

    muito bom aprendi um comando que eu coloco uma coisa que o cachorro gosta de comer em cima do fucinho e falo fica e ele fica com a coisa e enquanto nao falo ataca ele fica com a coisa e quando falo ele come a coisa

  • RSS
  • Facebook
  • Orkut
  • Twitter