cao samoieda

Cão Samoieda

As civilizações nômades usaram o cão samoieda faz mais de cinco mil anos, na Sibéria, embora haja outras explicações sobre a procedência da espécie Samoiedo. De acordo com os registros, esta espécie apenas era capaz de ser vista em meio a essas tribos, ocasionando, desse jeito, o seu nome. Estes cachorros eram empregados em funções no campo, para a caça e também para utilizá-los em trenós.
Os primeiros cachorros da raça Samoiedo apareceram na Inglaterra entre o período de 1870 e 1909, todavia nem todos eram pedigrees. Dizem que a Monarca Alexandra adorou com tamanha intensidade da espécie que fez muito para conseguir promover a espécie na sua pátria. Somos capazes de ver traços destes cachorros em certos exemplares novos.
Os Samoiedos chegaram na América em 1906, um espécime foi dado como presente do Grão-Duque russo Nicolau. A partir da Segunda Grande Guerra a fama desse cão vem crescendo cada dia mais em função do seu temperamento dócil, sua linda fisionomia e suas condutas como um cachorro de tração.

Características Físicas do Samoieda

Seu focinho conta com um tamanho médio e uma tonalidade mais escura, suas orelhas são de um porte mediano, bem distanciadas uma da outra, sua cabeça possui um aspecto de cunha e seus olhos bastante fundos; sua pelagem é bem densa, suas patas são arredondadas e ele conta com um porte muito robusto e desenvolvido.
A cauda é extremamente bonita, possuindo uma pelagem espessa e um molde anovelado por cima do lombo e pendendo para qualquer dos lados. Sua expressão facial vem a ser cômica: no momento em que olhamos para ele, parece que ele se encontra a todo o momento rindo!
A pelagem é bastante densa e volumosa, sendo longa, aveludada e alisada. A pigmentação mais habitual é o branco puro, mas conseguem ser observados nas várias tonalidades de branco palha, amarelado, branco e amarelado, branco e preto e branco e marrom.

racas-de-caes, caes, animais-de-estimacao -  - Cão Samoieda


Temperamento do samoieda

Esta espécie é muito extrovertida, fazendo o que pode a fim de deixar as pessoas de fora e seus familiares sempre contentes! Ele tem o hábito de acompanhar o dono para todo o lado, e vai querer também deitar ao lado. As pessoas mais antigas amam esta raça, porque ela tem uma facilidade em agradar as pessoas e deixá-los mais felizes e, especialmente, sendo uma parceria pelo resto da sua vida.
Por causa de ser um cão originado em especial para o labor, ele precisa de vários exercícios físicos para que possa gastar esta energia, se isso não ocorrer, ele pode se tornar um cachorro bastante nervoso. Não é aconselhável conservá-lo preso em correntes ou dentro de casa ou pequenos apartamentos. Toda vez que se acham sozinhos ou insatisfeitos, eles tendem a produzir um comportamento mais destrutivo, latindo muito, comendo os objetos ao seu alcance e cavando por toda parte.
Pela necessidade de deixar o seu dono mais feliz, eles poderão ser educados, entretanto não cogite que será descomplicado: eles são bastante rebeldes.
Esta espécie possui a tendência de ser autoritária e podem não se entender com outros cachorros de estimação!

Vantagens em se ter um Samoiedo

Samoiedos são extremamente mansos, frágeis, amorosos, inteligentes e estão constantemente com “sorriso” no rosto! Encantar o dono e todo mundo a sua volta é um grande hábito que este cachorro apresenta.
Este cão tem a tendência de ser muito tranquilo dentro da residência e vai querer ficar próximo do dono todo dia, um forte sinal de seu excepcional afeto e amor.
Como esta espécie consegue conviver muito bem com visitantes e convidados, você nunca vai ter que ficar esquentando a cabeça em deixar o Samoiedo preso! Samoiedos são bastante afetuosos até com pessoas estranhas, eles serão atenciosos com os convidados dos proprietários.
Os Samoiedos são cachorros bem limpos e não irão dar trabalho em excesso em se tratando de banhos e tosas, ainda que sejam muito peludos e de coloração clara. Por não terem glândulas subcutâneas, esta espécie não possui um cheiro forte, que é típico em outras raças de cães. Você vai ter um gasto muito menor com essa espécie, principalmente se referindo à limpeza!

Pontos fracos do Samoiedo

As atividades físicas têm que ser diárias, devido a sua origem, o Samoiedo não resiste conservar-se muito tempo parado, caso isso ocorra, a impaciência e o irritabilidade podem atingi-lo.
Caso você queira um cachorro para ser um cão de guarda, nem cogite em ter um Samoiedo.
Eles são divertidos, entretanto, algumas vezes, exageram demais, deixando o seu dono bem nervoso, pois eles são bem destrutivos em várias situações.
O Samoiedo é um cão bem dominante, não é sugerido possuir outros animais domésticos junto do Samoiedo, especialmente gatos! Embora, se adestrado precocemente, poderá ter um Samoiedo mais paciente com outros exemplares.
Este cachorro provém de terras nórdicas geladas e, mesmo se adequando ao clima tropical, não é apropriado submetê-los a temperaturas muito altas.
Essa espécie troca seu pelo com frequência, logo é muito habitual observar seus pelos ao longo da casa.
O Samoiedo apresenta diversos problemas relativos a sua saúde, como: cor estranha nos olhos, orelha declinada, ossos desproporcionais, pelo ondulado, atributos relativos ao sexo mal determinadas, displasia coxofemoral, podendo se tornar surdos, perigo de nanismo e a retina pode mostrar uma degeneração contínua.

Como cuidar de um Samoiedo

O Samoiedo é um cão que tem demasiada energia e precisa despendê-la de alguma maneira, se você objetiva adquirir um cão dessa raça, esteja preparado para passeios matinais e várias brincadeiras! Um ótimo treino também vai ser preciso com o intuito de deixar o cachorro mais educado.
Caso você possua outros cachorros no lar é indicado que o dono adestre o Samoiedo precocemente com o propósito de que ele torne-se extrovertido com os demais animais da casa.
Essa raça tem a preferência de conservar-se dentro da casa, então é necessário que o dono eduque muito bem o cachorro com as regras de casa – porém esteja pronto para uma atividade cansativa, pois o Samoiedo é muito teimoso! Outra coisa importante é escovar o pelo do cachorro entre duas a três vezes semanalmente no sentido de evitar que pelos fiquem espalhados por toda casa.
Contudo, eles são bem apegados com o seu proprietário, necessitando de demasiado afeto, cafuné e atenção.

Filhotes de Samoieda

racas-de-caes, caes, animais-de-estimacao -  - Cão Samoieda

Estes filhotinhos são bem carentes, constantemente desejando amamentar e repousar bastante, fora que eles são semelhantes a umas “bolinhas peludas”! Embora eles se desenvolvem bem depressa e por volta da quinta e 10° semana de existência já se tornam verdadeiros “exploradores” do recinto onde moram. Essa época é a melhor para que o seu proprietário adestre-o, a fim de que quando desenvolver-se não dê excessivo trabalho. Nesta fase ele se encontra mais animado, uma vez que é a época em que ele se identifica com a raça que pertence e entra em um estágio de sociabilização com os humanos. O treino deve ser mais incisivo logo após os três meses, pois nesta etapa o Samoiedo se torna mais “dono de si”, logo sendo mais complexo educá-lo. Após 1 ano de vida, esse cão fica mais astuto, desta maneira o seu dono necessita de acrescentar mais veemência em seu ensinamento para conseguir resultados mais satisfatórios.
Um filhotinho ideal necessita ser alegre e muito bem-disposto. Relativo às suas características físicas, é fundamental possuírem olhos amendoados e lábios escurecidos e com um “sorriso” típico da raça. No que concerne às orelhas, não se preocupe, elas só se erguerão após os 3 meses de vida. A cauda cai sobre o dorso após os dois meses.

Curiosidades acerca do Samoiedo

Ele é tido como o cachorro nórdico mais disciplinado já visto, ele é muito inquieto e ansioso, uma vez que ele está constantemente cavando qualquer coisa, no momento em que está neste nível emotivo.
No início da criação dos Samoiedos, os primeiros espécimes que foram importados para a Inglaterra não eram inteiramente brancos. A quase totalidade deles era de uma coloração canela e relativamente menor que a raça original. A origem de alguns exemplares originaram-se das tribos sedentárias.
O início das importações oficiais de Samoiedos aconteceram em 1893 e o primeiro clube oficial de criadores da raça se efetivou no ano de 1920 e funciona ainda nos dias de hoje.
Nos períodos de tempestades de neve, os Samoiedos conseguem cobrir o seu focinho com o próprio rabo.
A curvatura de seus lábios dá a impressão de estarem sempre “sorrindo”..