boiadeiro bernes

Boiadeiro Bernês – Cachorros Bernese Mountain

Boiadeiro Bernês – Cachorros Bernese Mountain

Pra chegarmos ao cão Boiadeiro Bernese que conhecemos nos dias atuais, foram realizados muitos entrelaçamentos entre diferentes raças durante os anos. Com o intuito de manter os rebanhos e os gados seguros, os “Bernois Bouvier” foram muito solicitados pelos lavradores suíços. Os Boiadeiros Bernês foram muito bem utilizados para levar carroças carregadas com leite, já que a impecável notoriedade do queijo da Suiça tornava o leite muito negociado em meio aos lavradores.
O Cachorro Boiadeiro De Berna também pertence aos “Sennenhund”, ou seja, aqueles cachorros montanheses, contudo apenas ele tem uma pelagem longa e macia. A fonte da espécie é somente teórica. Muitos creem que a sua formação se deu depois do acasalamento entre as raças Mastiffs e os cães de vigia, no decorrer da Invasão Romana no território Suiço.
Além de ser um formidável cão de tração, ele inclusive resiste às temperaturas mais frias, além de proteger o gado. Apesar da utilização destes cães, poucas tentativas foram efetuadas para eternizar a espécie. No fim do século XIX esta espécie prestes de desaparecer completamente.
Nesse período, o professor Albert Heim começou uma pesquisa sobre os cães suíços que levou a identificação do Cão Boiadeiro Bernês (Bernese Mountain Dog) como um dos espécimes. Esses cachorros foram encontrados apenas nos vales dos baixos Alpes. Logo após os estudos de Albert Heim, principiou, dessa maneira, a difundí-los em toda a Europa. Os espécimes melhores foram encontrados na região de Durrbach, propiciando a raça o título de Durrbachler. Após o crescimento da espécie, trocou-se o nome para “Boiadeiro Bernês”. O primeiro deles entrou na América no ano de 1926; o reconhecimento formal do AKC ocorreu no ano de 1937.

boiadeiro bernes

Características físicas do Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro Bernese é um cachorro de três cores, de porte grande e com uma disposição bastante gentil. Ele é inteligente, forte, e possui rapidez natural pra exercer as tarefas de proteção e pastoreio pra as quais fora primariamente criado e usado na Suíça.
Ele é muito vigoroso, bem avantajado e possui ótima proporcionalidade. Seus membros são curtos e ele possui orelhas médias, triangulares e que pendem sobre os lados da cabeça. Seu rabo é bem espesso e recai sobre o torso. Sua coloração é bem fragmentada: ele detém uma pelagem fina, bem lisa, longa e preta, e, também, com um tom avermelhado e determinadas marcas castanhas em volta das bochechas, dos olhos, pernas e dorso. O Cachorro Boiadeiro De Berna possui marcas brancas na cabeça, pescoço, torso, patas e ponta do rabo.

Ele também é bastante companheiro. Se o seu proprietário está na residência, ele vai fazer o possível com o objetivo de se encontrar perto dele, apresentando todo o seu companheirismo. Não há maior felicidade para o Boiadeiro do que estar junto de quem ama. Dadas essas características, o Pet Boiadeiro De Berna não é um cão apropriado para habitar em um canil e sem dúvida será bastante descontente sem a incessante presença humana.

Pelagem do Boiadeiro Bernês

boiadeiro bernes
Sua pelagem é graciosa: Tem a parte inferior bastante cabeluda e uma camada dupla, grossa, com a parte externa alongada. Tipicamente tricolor, a maior parte do corpo do cachorro desta raça é revestida por pelos bastante escuros, com ferrugem e branco brilhante. Detém uma marca esbranquiçada na forma de uma cruz avessa, uma mancha branca em torno de seus olhos e no início da cauda.
Com uma coloração escura bem forte, que prevalece por toda sua composição física, possui determinadas linhas marrons na sua face, acima de seu olho, em suas patas e no dorso. As patas ainda podem ter pelagem branca desde que não passe o início das pernas.
O pelo desta raça é fino e comprido e a fim de que seja constantemente saudável, deve ser escovado com frequência. Anualmente o Cão Boiadeiro Bernese sofre perda de pelo de forma moderada na primavera e outono. Escovar diversas vezes por semana também ajuda a minimizar a abundância de pelo tombado em torno da residência e conserva a pelagem higienizada e desembolada. Pra manter uma excepcional higiene, oferte um banho nele a cada três meses.
Temperamento do Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro Bernese é um cachorro afetuoso, sagaz e sentinela. Ele também é gentil, sereno e tolerante. Ele adora estar com sua pessoas da casa e fica contente quando é adicionado nas práticas da família. Seu porte é uma de suas peculiaridades mais influentes e é claro que o adestramento inicial é fundamental pra ensinar ao Cão Boiadeiro Bernês a como se proceder corretamente em casa e com os seres humanos. Vagaroso para amadurecer, ele atinge seu tamanho adulto muito antes de chegar a maturidade intelectual.
O Cão Boiadeiro Bernese guarda sua família, apesar de que ele normalmente não seja ofensivo. Ele é capaz de se proceder de forma distante com pessoas desconhecidas e, geralmente, é um pouco retraído, por isso, a exposição do Cão Boiadeiro Bernese a uma grande pluralidade de pessoas, animais e acontecimentos divergentes ao longo da vida é pertinente.
Para você vir a ter um cachorro bastante manso, habitue-o desde novo a qualquer coisa que possa ser incomum pra ele, a fim de que ele não crie temor, se torne arredio ou bastante aflito. Apresente a ele barulhos, as demais pessoas e acontecimentos além de seu cotidiano para ensiná-lo a como se proceder.
O comportamento do Pet Boiadeiro Bernês é atingido por uma série de motivos, o que inclui ancestralidade, treinamento e socialização. Depois de adaptados, eles irão desejar formar amizades com as demais pessoas, além de serem usualmente brincalhões e possuírem bastante curiosidade.
Vantagens de ter um Boiadeiro Bernês
Além da amizade, ele é capaz de ser um bom vigia, além de alertá-lo no momento em que perceber o mínimo sinal de perigo. Pode ficar sereno: este cão é muito adequado para se ter em casa, ele é ótimo com crianças, jovens e adultos.

As tendências para pastagem e guarda desse cachorro influenciam todas as coisas que ele faz. As crianças gostam de divertir-se com o Cachorro Boiadeiro De Berna, tanto por causa de seu porte quanto por sua condição recreativa.

Ele é um cão inquieto, visto que está a todo o momento procurando algo para fazer, tal como por exemplo, um desafio. O Boiadeiro vai querer sempre agradá-lo, então ele irá fazer de tudo com o intuito de se acertar em diversas funções que você conceder para ele fazer.

Problemas comuns ao Boiadeiro Bernês

Largue -o só e você irá ter um cachorro infeliz, ansioso e insatisfeito. O mesmo acontece no momento em que não é destinada uma tarefa específica para que faça. Um jardim não é enorme o satisfatório para ele. Mais uma coisa: caminhe com ele, ao menos, uma hora por dia, a fim de conservá-lo bem mental e fisicamente.

Independente de sua beleza e ao impecável comportamento – ou possivelmente por causa dessas características – hoje em dia, os Cachorros Boiadeiros De Berna estão lutando pra sobreviver. A Endogamia é um problema presente nos Boiadeiros, por causa da alguns grupos genéticos. Diversos espécimes estão sendo gerados sem nenhum tipo de padrão, o que está ocasionando estes problemas. Isto tem gerado um efeito nocivo a cerca do Boiadeiro Bernês como um todo. As pessoas que querem possuir um cachorro desta raça precisam ter muito cautela ao adquirir um filhote e devem procurar um criador com muita referência no mercado.

Como Cuidar de um Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro Bernese não deve viver em apartamento ou condomínio. Pra o seu cachorro usufruir mais satisfatoriamente o espaço, uma casa grande com um amplo ambiente é o ideal. Ele também tem energia em excesso. Todos os dias ele deve gastar muita energia para poder se conservar balanceado e com muita felicidade.
Cuide da saúde bucal do seu Boiadeiro de duas a três vez por semana, para remover germes de sua boca. A escovação diária é ainda melhor se você quiser evitar a enfermidade das gengivas e o mau hálito.
Corte as unhas uma vez por mês se o seu cachorro não as gastar naturalmente. Se você consegue ouvir as unhas clicarem no chão é porque estão bastante compridas. As unhas do cachorro possuem vasos sanguíneos e se você aparar no local incorreto, tem chance de ocasionar sangramento.
Se houver mau cheiro ou vermelhidão na região das orelhas do seu Boiadeiro, nesse caso leve-o a um veterinário imediatamente. Consulte um veterinário a cerca de qual produto utilizar para higienizar as orelhas do seu cachorro, então, em seguida, higienize-as com um pedaço de algodão umedecido. Todavia, lembre-se: só limpe a parte de fora, jamais coloque nada no interior do canal de audição.
Sempre veja a pele do seu cachorro, analisando qualquer forma de anomalia, tal como: inflamação, vermelhaço ou sensibilidade, não pense duas vezes em liga para um médico-veterinário.
Fillhote do Boiadeiro Bernês
O filhote do Pet Boiadeiro Bernese requer supervisão e interação constante com os proprietários para que seja capaz de realmente conviver na habitação familiar. Por conta disso, o dono deve estabelecer desde novo limites claros para o Boiadeiro. Diferente de muitas outras espécies, por causa de um amadurecimento vagaroso, o processo de adestramento do Boiadeiro consome um período maior.
Comece a familiarizar seu Pet Boiadeiro De Berna a ser escovado e examinado desde muito cedo. Manipule os membros do animal com constância e olhe dentro de sua boca. Mude essa hora em uma experiência positiva, repleta de elogios e recompensas, e você estará deixando preparado o Cão Boiadeiro Bernese para exames veterinários simples e os demais tratamentos no momento em que ele for adulto. Como as escovações farão parte de seu dia a dia, o filhote deve ser acostumado ao hábito e higiene e conservação desde cedo.
Anterior aos dois anos de idade, jamais aceite seu Boiadeiro fazer excessivo empenho corporal, como: puxar peso em excesso, pular de lugares excessivamente altos em regiões muito duras, já que as suas articulações ainda não estão satisfatoriamente construídas. Todavia, ele consegue se divertir em uma grama.

boiadeiro bernes
Curiosidades a cerca do Boiadeiro Bernês
Ele é totalmente adequável em climas bem frios. Em contrapartida, com o pelo escuro e tamanho grande, ele é propenso a sentir-se com corpo quente. Jamais autorize que ele treine com bastante força em dias intensamente quentes.
Você necessitará ter um cuidado específico se estiver no processo de criação de um pet da espécie Boiadeiro Bernês. Tal como diversos cães de espécie de grande porte, o Cachorro Boiadeiro Bernese desenvolve-se rapidamente entre o período de quatro e sete meses, estando com tendências a distúrbios ósseos e lesões. A alimentação deve ser bastante caprichada, com ótima qualidade, rica em nutrientes, porém bem dosada, para que ele cresça em uma forma moderada.

Deixe uma resposta