Como viajar com seu cão

É sempre possível fazer uma viagem muito agradável na companhia de seu cão, desde que sejam obedecidos alguns procedimentos legais e todos os controles de fronteira.

 Regras a cumprir

O novo Código Brasileiro de Trânsito estabelece dois artigos que os donos de cães não podem ignorar:

Art: 235: Conduzir pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados. Essa infração é considerada grave. O dono perde 5 pontos em seu prontuário e recebe uma multa de R$ 100, 29

Art: 252 : Transportar pessoas,animais ou volumes à esquerda ou entre braços e pernas. Essa infração é tida como média. O dono perde 4 pontos em seu prontuário e o valor da multa que lhe é aplicada é de R$ 72, 86.

Documentos a providenciar

Numa viagem interestadual é necessário providenciar a Guia de transporte Animal (GTA). Esta guia é fornecida por um veterinário credenciado no Ministério da Agricultura, mediante apresentação da carteira de vacinação e declaração de saúde, fornecida pelo veterinário responsável pelo animal.

Para uma viagem ao exterior é necessário que o seu cão passe por todos os controles de fronteira, sendo que cada país tem sua própria forma admissão de cães no seu território.É aconselhável informar-se na embaixada ou no consulado do país de destino sobre a documentação específica exigida, uma vez que as condições de admissão podem ter sido alteradas de um ano para o outro.

 Transporte

Se for levar seu cão a uma viagem de carro, é conveniente planejar paradas de duas em duas horas, para que ele possa beber água, fazer as necessidades fisiológicas e esticar as patas.

Se a opção for viagem em navio, as condições variam segundo as companhias armadoras. Normalmente eles precisam ser alojados numa caixa construída para esse fim. Na maioria das vezes, os de tamanho pequeno podem viajar na cabine.
As tarifas variam de acordo com a classe da embarcação, do local do destino e período da travessia.

Nas aeronaves o transporte de cães pode ser admitido na cabine de passageiros, desde que estejam acondicionados em embalagens especiais e não acarretem desconforto aos demais passageiros. As companhias aéreas devem ser avisadas previamente que o passageiro estará acompanhado de seu cão.

Se pesarem mais de seis quilogramas viajarão no porão, como excesso de bagagem, pagando um suplemento por quilograma vivo, pesado com a caixa.

As companhias fornecem as caixas em vários tamanhos. Recomenda-se que se dê algum calmante ao seu bichinho, para evitar o estresse causado pelo ruído dos motores, confinamento, etc.

O transporte de cães treinados para condução de deficientes visuais, que dependem inteiramente dele, será permitido na cabine de passageiros, em adição à franquia de bagagem e livre pagamento. No entanto a companhia deverá ser avisada com antecedência, para evitar embaraços na hora do embarque.

Bagagem do seu cão

A bagagem do seu cão deve ser composta de:

  • Coleira e guia
  • Ração suficiente para os dias que for ficar em férias. Não vá pensando que pode encontrar ração no destino.
  • Leve a farmácia do seu cão para o caso urgência e os remédios recomendados pelo veterinário.
  • Vasilhas de água e de comida, objetos do banho como toalha e a caminha do seu cão.

 

Hospedagem

No Brasil ainda há poucas opções de hotéis para seu cão. A reserva deve ser feita com antecedência, e o comportamento do seu cão conta muito para férias melhores.

Algumas dicas para o melhor comportamento do seu cão:

  • Não deixe que ele arrume briga com outros animais hospedados no hotel.
  • Conduza seu cão sempre com a coleira para evitar maiores desastres e reclamações de hóspedes que podem não gostar de animais.
  • Leve seu cão para fazer suas necessidades no local combinado com a gerência e LIMPE AS FEZES do seu animal.

Aqui segue a lista de alguns hotéis de aceitam cães.

  • Hilton São Paulo Morumbi – SP
  • Quality  Jardins – SP
  • Casa  Amarelo – RJ
  • Fasano Hotel e Restaurante – RJ
  • Hotel Fazenda Dona Francisca – Joinville
  • Hotel Fazenda Pedras Brancas – Lages
  • Resort Fascinação Van Gogh – Miguel Pereira
  • Fazenda Água Sumida – Barra Bonita
  • Kani Resort – Canavieiras
  • Atibaia Resort Hotel – Atibaia
  • Hotel Fazenda Poços de Caldas – Poços de Caldas

Opinião dos leitores · 10 Comentários

Temos 10 respostas para "Como viajar com seu cão".
  1. Mariana diz:

    6 de novembro de 2010 as 1:34

    Adoreiiii o post, acho o máximoo levar cachorro em viagens, mas achei quue nãoo podiaa e também não sabia o que deveria fazer para conseguir levar. Otimooo assunto
    beijosss

  2. bruna diz:

    11 de janeiro de 2011 as 0:40

    gostei das dicas mas o problema é que minha cadela é muito grande por isso n cabe na ksainha q comprei quando ela tinha 2 meses mas vou tentar mesmo assim brigadinhuu.
    quando eu viajar para meaipe de novo pretendo levar a minha cadela e vou siguir todas as estrusões.

  3. Gabriella diz:

    21 de janeiro de 2011 as 15:28

    Nossa adorei as dicas usarei com sabedoria esse site é otimo mas agora preciso ver adestramento
    uhuhuhuhuh estou pron pra viajar com 2 cachorros

    BRIGADINHUUUUUUUU!

  4. Thiago Basso diz:

    5 de abril de 2011 as 18:26

    Uau! Muito bom. Eu nunca viajei com o meu cãozinho mas depois dessas dicas, tentarei.

    Olha só, aqui também tem algumas dicas de como viajar com segurança, mesmo que seja um animalzinho mais diferente e tal. Achei na net e resolvi compartilhar.

    Dá uma olhada, galera. http://bit.ly/esRRsl

    Bjão, parabéns pelo blog!

  5. Vinicius Souza diz:

    12 de maio de 2011 as 20:44

    Paarabéns pelo post, muito bom mesmo.
    Preciso de uma ajuda, viajo sempre entre Rio de Janeiro -São Paulo, na maioria das vezes de carro porem, recentemente adotei um lindo cachorro, é uma mistura de Shar-pei com Chow-Chow. Ele é de porte médio, pesa 27 kg e tem 3 anos aproximadamente. Se comporta bem dentro do carro porem em passeios curtos, não sei se ele aguentará uma viagem de aproximadamente 5 horas.
    Minha dúvida é a seguinte, como faço para transportar um cachorro grande assim?
    Posso levá-lo sentado no banco de tras com o cinto de segurança para cachorros?
    Desde já, obrigado.

  6. Katelyn23Sellers diz:

    21 de setembro de 2011 as 12:26

    If you’re in the corner and have no cash to go out from that point, you would have to take the personal loans. Because it should aid you for sure. I get sba loan every single year and feel myself fine because of that.

  7. Pâmela diz:

    20 de outubro de 2011 as 17:28

    Olá!

    Sou dona de um cãozinho muito amado chamado Aslan, da raça Kuvasz. Amo cães e percebi que vcs também, já que têm um site tão interessante sobre cães, principalmente por demonstrarem que se importam com o bem desses nossos melhores amigos! Por isso gostei bastante do site inteiro, vcs estão de parabéns!

  8. Caroline diz:

    10 de novembro de 2011 as 19:05

    Amei esse blog, ele está me ajudando muito para postar no meu blog. Se alguém se interessar pode acessar: http://amocaes.wordpress.com , bjssss

  • RSS
  • Facebook
  • Orkut
  • Twitter