Verminose em cães: Um mal remediável!

 

Vermes em cães são comuns e também muito fáceis de tratar. Tanto em filhotes quanto em animais adultos ministra-se medicamentos vermífugo com doses indicadas para cada idade e peso. As infestações costumam resultar da ingestão de ovos ou larvas presentes no ambiente contaminado, mas também existem os casos da penetração de larvas pela pele por algumas espécies de vermes. Caso haja infestação de vermes o caso complica, mas não é irreversível.

Mas afinal, o que é VERMINOSE? Verminoses são doenças causadas por vermes que se alojam principalmente nos intestinos, mas que também podem afetar outros órgãos como esôfago, estômago, coração, pulmões, rins e fígado. Os danos decorrentes da infestação dependem de diversos fatores como a carga parasitária, a idade do animal, as condições imunológicas, o ambiente em que vivem com suas condições de higiene e manejo e o curso concomitante com outras doenças.

Os sintomas da presença de vermes são: falta de apetite resultando assim na perca de peso, diarréia, vômitos, barriga abaulada, olhar triste, magreza, fezes moles e até mesmo vermes visíveis nas fezes do animal, podendo também ocorrer episódios de coceira na região anal e presença de vermes nas fezes.
O tratamento é feito através de vermífugos que existem no mercado e que são determinados pelo veterinário que irá escolher o melhor caso.

Veja uma demonstração na tabela abaixo, sobre a dose de vermugos conforme peso.

A vermifugação não deve ser feita somente quando o animal estiver infectado. Deve ser instituída uma rotina preventiva para animais com os mesmos vermífugos para “proteger” seu animal da infestação.

FONTE: AMICI

Opinião dos leitores · 15 Comentários

Temos 15 respostas para "Verminose em cães: Um mal remediável!".
  1. ana diz:

    5 de agosto de 2011 as 11:57

    TENHO UM CACHORRO FILHOTE ELE ESTA COM LOMBRIGAS E NAO TENHO CONDIÇOES DE LEVAR AO VETERINARIO O QUE EU PODERIA DAR PARA ELE SEM CONSULTAR O VETERINARIO?

  2. camila diz:

    22 de agosto de 2011 as 19:07

    tenho tres cachorros, duas femeas e um machinho de 3meses.Este é filho de um pastor alemao (mae) com um vira lata,porem ele nao cresce e sempre esta magro, mesmo que coma muito, quando ele faz coco fica magro de novo e sempre com uma barriga como se estivesse inchada. O estranho é que suas irmas que moram em outra casa, sao bem grandes e fortes e juninho nao cresce nem se desenvolve. Já demos remedio de verme, nao come gordura somente ração e nao se desenvolve. o que faço?

  3. elvira da silva diz:

    21 de setembro de 2011 as 17:29

    Minha sogra vive numa fazenda e tem muitos caes lá, e morrem muitos com esse tipo de doença, minha filha vive com ela tem 4 aninhos e brinca muito com os caes, será q essa doença n é contagioso aos humanos?

  4. Ana Paula Pio Dornelas diz:

    3 de novembro de 2011 as 9:11

    OI, tenho uma cachorrinha pinscher é uma gracinha brincalhona, mas esses dias ela anda acordando de madrugada para fazer coco; sai até correndo se não consegue segurar e faz uma água fedida e meia amarela esverdeada. Pode ser verme?
    Obrigada…..

  5. xlpharmacy diz:

    10 de novembro de 2011 as 15:07

    Minha sogra vive numa fazenda demos remedio de verme, nao come gordura somente ração e nao se desenvolve. o que faço, com os mesmos vermífugos para “proteger” seu animal da infestação.

  6. graziely demuner diz:

    23 de novembro de 2012 as 10:40

    Resgatei uma cadelinha das ruas ha 6 dias e no segundo dia q estava em minha casa começou a fazer coco horas normal e algumas vezes um gelatinoso avermelhado…. ela come e bebe água normal brinca corre pula mais as vezes apresenta fezes assim. Ela ta tb comendo grama. Dei remedio de verme ha dois dias. ontem as fezes estavam normais e hj do outro jeito. O q pode ser?? eu moro em uma cidade do interior onde nao ha clinicas sofisticdas e so poderei levar a cadelinha a um veterinario no inicio do mes. peço q me ajudem pois tenho duas filhas q se apegaram mto a ela. Obrigada.

  7. Ana Lúcia diz:

    5 de março de 2013 as 13:03

    Olá, Guilherme & Cia
    Gostei das informações. Gostaria de saber se para prevenir basta dar um comprimido apenas sem o reforço.
    Ana

  8. Manuel diz:

    21 de março de 2013 as 1:49

    Olá. Tenho um chow-chow filhote de 4 meses, nunca foi vermifugado, qual remédio posso utilizar e qual a dosagem? Obrigado!

  9. marcos robertom gomes diz:

    26 de março de 2013 as 19:49

    legais as informções pois para nos leigos, torna se facil a compreensão de que o tratamento principal é o preventivo, visto que a contaminação esta passivel de ser contraida em diversos ambientes, até mesmo o doméstico, podendo ser levado ao nossos lares até mesmo na sola dos calçados. Obrigado.

  10. Lua Vasconcellos diz:

    18 de abril de 2013 as 2:08

    Tenho um Poodle de 10 meses e um casal de Dalmatas de 04 meses cada um (irmãos) meu Poodle quando ele chegou em casa um mes depois tive que interná-lo diagnóstico Giárdia, ele ficou 6 dias na clinica, e veio pra casa fiz mais um tratamento de 10 dias com Giardicid nele recomendado pelo vet, dai vermifuguei ele, depois um certo dia chego em casa do trabalho e meu marido me fala que estava saindo uma verminha do bumbum dele, e olhei e realmente estava saindo uma verminha pequena do tamanho de um grão de arroz um pouquinho maior branca meio transparente e achatada se mechendo e saindo do anus dele, o veterinário me fala que tenho que dar Metronidazol durante 3 dias, dei, agora depois de mais ou menos 1 mes ele tem convulsões ja a uma semana, e hoje foi internado de novo, estou muito cansada de tudo isso não aguento mais, dai hoje o vet me disse que pode ser alguma verme dessas que se alojam no coração e no cérebro e causam convulsões e não morrem, a não ser queimadas porque queimei muitas no chão de casa e olha que eu lavo todo dia com Lysoform,mais depois que vi que os remedios não matam eu queimei elas com meu maçarico, minha pergunta é: alguém ja viu algo assim? se alguém souber me ajude, porque amo meu cachorro mais não sei o fazer mais.

  11. Nome (obrigatório) diz:

    29 de setembro de 2013 as 5:32

    tenho um labrador com vermes mas ele está caminhando todo cambaleando e está bem apático e meio magro será que tem cura? ele tem 10 anos nasceu em 2003

  12. lui Argemiro Worm diz:

    29 de setembro de 2013 as 5:34

    tenho um labrador com vermes mas ele está caminhando todo cambaleando e está bem apático e meio magro será que tem cura? ele tem 10 anos nasceu em 2003 quando dei o remédio chemital para ele ele parece ter ficado mais fraco ainda

  13. Daniele diz:

    8 de janeiro de 2014 as 15:19

    boa tarde! Tenho um poodle de 8 anos e tem muito tempo com vermes nas fezes agora são até maiores.Dou remedios porém não somem. Ele também permanece com feridas pelo corpo, respiração ofegante, e agora caganeiras. Posso dar capstar? Como devo tratar?

  14. Andréa Maria diz:

    6 de julho de 2014 as 21:26

    Acabei de adotar um vira-lata, ele estava abandonado na rua, e comecei a dar ração e fui ao pet e ele me mandou dar um comprimido partido ao meio. dei o primeiro pedaço e ele vomitou, no segundo dia dei o segundo pedaço e ele colocou umas verminoses parecendo macarrão fininho, ele ficou muito tristinho, dei um banho com shampoo anti pulgas, carrapatos e sarna, sequei bem e ele melhorou o astral, mas estou preocupada, como devo usar esses vermífugos? Eu nem sei a idade dele, acredito que já tem 1 a dois meses.

  15. Tierry diz:

    17 de dezembro de 2014 as 17:28

    é, eu tenho um vira lata que se chama tico zinho, só que ele ta fazendo coco fora do jornal, oq vc acha que é ? será que é verme ?

  • RSS
  • Facebook
  • Orkut
  • Twitter