Como dar o banho e secar o seu cão

Dar banho no seu cachorro é muito importante para livrá-lo da sujeira acumulada em seus pêlos, assim como de alguns parasitas.

A água utilizada para dar banho no seu cachorro deve ser morna, principalmente se o tempo estiver frio, podendo-se utilizar água fria se estiver bastante calor.

Nunca se deve usar água quente, pois a mesma resseca o pelo do animal e tira todo o brilho do mesmo. Além disso, devido à uma possível mudança brusca de temperatura, pode ocasionar problemas na saúde do seu cão, como por exemplo gripes fortes ou pneumonias.

Os xampus utilizados para o banho devem ser neutros ou próprios para cães.

Antes de iniciar o banho é preciso tapar as orelhas do cachorro com algodão. Isto é muito importante pois evita que entre água no ouvido do animal, o que pode causar uma otite.

O cão deve ser molhado por cima e com pouca água (não há necessidade de ensopar o cão pois o xampu penetra melhor quando o pêlo está apenas umidecido).

Se o local em que o cachorro estiver for alto e houver possibilidade dele pular é aconselhável prendê-lo em uma coleira, evitando, assim, acidentes.

Depois que o corpo todo estiver molhado é hora de molhar o “rosto” do seu cão. Segure no focinho juntamente com a ponta da orelha. Assim, você evita que entre água no ouvido e dentro do nariz.

Com uma das mãos segurando o focinho, despeje o xampu para ensaboar, inicilamente a cabeça, tomando cuidado para não entrar sabão nos olhos. Esfregue com delicadeza e com firmeza.Agora use as duas mãos para ensaboar a cabeça. Você não precisará segurar o focinho neste estágio.

Em seguida coloque xampu novamente nas mãos e esfregue as patas. Faça uma boa espuma e esfregue o pêlo do cão na mesma direção, sempre para baixo para não embaraçar.

Esfregue o xampu bem para dentro de seu pêlo, para soltar a poeira e pele morta.

Enxague o cachorro completamente começando pela cabeça, sempre tomando o cuidado para não entrar água no ouvido e no nariz. Enxugue a cabeça antes de enxaguar o resto do corpo, é mais provável que ele se sacuda enquanto a cabeça estiver molhada.

Quando você tiver certeza de ter removido qualquer excesso de água, seque o pêlo do seu cachorro com uma toalha e então levante-o, enrolado tanto quanto possível na toalha.

Remova o algodão das orelhas e seque o interior delas cuidadosamente.

Seque o pêlo rigorosamente com uma toalha ou se o seu cão tiver pele saudável, utilize um secador de cabelos (na temperatura morna).

Quando iniciar a secagem vá passando a escova e desembaraçando o pêlo. Os movimentos devem ser paralelos ao corpo do animal, tornando-se menos cansativo para quem escova e minimizando os danos à pelagem.

Opinião dos leitores · 22 Comentários

Temos 22 respostas para "Como dar o banho e secar o seu cão".
  1. Ana diz:

    7 de setembro de 2010 as 17:20

    Gostei muito dessa materia,pois eu não sabia como dar um jeito na unha do meu animal…
    Além de ver outras curiosidades…

  2. regina diz:

    4 de março de 2011 as 17:08

    gostaria de saber como faco pra banhar o meu cachoro puldo pois lavo ele e no outro dia ele esta fedendo existe algum produto q ameniza isto por favor me diz pois ele dorme no meu quarto anda no meu quarto

  3. regina diz:

    4 de março de 2011 as 17:10

    gostaria de ver produtos pra diminuir o odor do meu cachoro puldo

  4. dila diz:

    15 de julho de 2011 as 1:30

    adorei as dicas vou seguir corretamento muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!

  5. renata alexandre diz:

    12 de setembro de 2011 as 2:31

    minha cachorra chama samyra ela e muito linda sou muito feliz por ter a samyra banho ela 1 vez por semana

  6. MIRELLY diz:

    18 de setembro de 2011 as 19:51

    eu adorei essa dica eu posso dar banho bdireito minha cachorra agradesse

    TININHA

  7. joão p. diz:

    3 de outubro de 2011 as 0:09

    minha cadelinha fofis demais a july toma banho 1 vez por semana aos domingos com a banherinha dela que ela num larga kkkkk nessa banherinha tem até bolhas
    mas na temperatura normal isso é so pra fazer masagen nela

  8. Ilizabeti diz:

    30 de outubro de 2011 as 17:43

    Posso Adicionar o link desta materia no meu site na pagina onde explicamos por que evemos banhar nossos caes.

  9. Carmem diz:

    5 de novembro de 2011 as 21:20

    Gostei muito das informações postadas. Agora, preciso saber mais alguns detalhes, como: Alimentação adequada, o que deve comer e por conseguinte, o que não deve comer. Outrossim, seria o banho, pois tenho dois cachorros, um deles seria o miniatura Pinscher. É verdade que o miniatura não gosta de banho?

  10. ana diz:

    13 de dezembro de 2011 as 13:00

    queria saber que posso fazer para acabar com as caspa do meu cachorro yorkshaire e o que causa os fungos obg.

  11. Pet Shop diz:

    19 de dezembro de 2011 as 17:41

    Olha esse odor que seu poodle tem Regina pode ser provavelmente um odor liberado pela glândula anal responsável pela lubrificação do ânus. Quando essa glândula inflama o cão começa a arrastar o ânus no chao. Mas não é o caso do seu Poodle. A melhor receita é levar ele ao médico veterinário pois só o doutor pode afirmar com certeza a causa deses odores.

  12. Fabi diz:

    28 de dezembro de 2011 as 12:28

    Olá,primeiramente parabéns pelo site , são dicas e informações de grande prestígio ,se não fosse pelo maior problema que tenho com minha Sophie, uma poodle de 6 meses de idade ;ela é brava, quando vou dar banho ela avança não me deixa dar banho direito,até o rapaz do pet disse que tenho que advertí-la pois foi difícil dar banho nela …eu tenho feito advertido em alto e bom som com firmeza,mas no fundo eu tenho um pouco de medo,acho que ela deve sentir isso ela não só avança mas asvezes morde mesmo. Por favor , me ajude ,eu a amo por isso preciso cuida-la ,o que fazer ?

  13. Jessica diz:

    19 de janeiro de 2012 as 18:24

    TENHO UM LABRADOR DE 52 DIAS, DE QUANTO E QUANTO TEMPO POSSO DAR BANHO NELA?

  14. camila diz:

    28 de janeiro de 2012 as 12:17

    Adorei as dicas.
    Vou por em pratica hoje mesmo.

  15. Luísa diz:

    26 de maio de 2012 as 0:48

    Adorei a maneira e estou adorando o blog

    Beijinhos
    Luísa

  16. Brenda diz:

    12 de novembro de 2012 as 22:12

    Eu gostei dars dica de vcs.. Beijos

  17. Ricardo diz:

    25 de maio de 2014 as 12:37

    Amei a maneira que é tão fácil de entender e espero que qdo der o banho na minha cachorrinha dê tudo certo. Grato.

  18. livia ferreira da silva diz:

    6 de outubro de 2014 as 1:45

    minha cachorra vai tomar banho toda sexta no veterinario é claro que eu não ia dar banho, mas posso dar essa dica pára minha amiga tadinha tem que dar banho na cachorra dela

  • RSS
  • Facebook
  • Orkut
  • Twitter