o grupo akita inu

O grupo Akita Inu

No Japão o cão Akita é tomado como parte do legado natural nacional, exatamente como as gueixas e o sumô. Ele, portanto, é bastate famoso no Japão, sendo, inclusive, visto como um singular amuleto da prosperidade. A designação da raça Akita Inu tem duas significações: “Inu” é originada do termo “cachorro”, no idioma nipônico; e “Akita” é originado de uma localidade localizada em Honshu.Além das primeiras espécies da raça Akita terem vindo só depois do século XV, na verdade, certos estudiosos certificam que o surgimento da espécie se deu por volta de quatro mil anos atrás. Originalmente, esse cachorro era reverenciado como de grande porte, sendo utilizado pelos guerreiros do Japão como cão de ataque e defesa durante vários anos.Durante a Segunda Grande Guerra, um indivíduo cruzou uma fêmea da espécie Akita com um Pastor Alemão, e as crias foram comercializados para soldados americanos. A partir desse momento, a raça de cão intitulada de Akita inu Americano foi criada, se popularizando de forma muito rápida e tornando-se a ser vendida em diferentes localidades do mundo. As duas espécies, “Akita Americano” e “Akita Inu”, ainda convivem entre si.

o grupo akita inu

Características Físicas do Akita Inu

Os lobos e as espécies “Akitas” possuem muitas semelhanças. Os cães machos da raça Akita medem em média 65 a 70 centímetros em altura da cernelha e as cadelas entre 57 a 63 centímetros. Tal como o porte, a pesagem da raça inclusive varia segundo o gênero da espécie, eles podem pesar de 33 até 50 quilos. Existem duas maneiras de como o pelo do cão Akita se apresenta: a pelagem superior é dura e reta e a pelagem inferior é sedosa e densa.A testa do Akita é bastante larga, o chanfro um tanto quanto delineado e a caixa craniana é bastante grande e amassada. O focinho é de comprimento mediano e afunila levemente. Os olhos da raça são bastante afastados e são constituídos em um ângulo obtuso, seus olhos são castanhos, ligeiramente pequeninos equivalentes aos Spitz. Levemente apontadas para a frente e bem aprumadas, as orelhas são grossas, com uma forma triangular e com as suas pontas bem circulares.Seu pescoço é musculoso, sem papadas, terminando em um peito profundo e amplo. As costelas costumam ser moderadamente arqueadas e o seu dorso é firme e robusto. A parte de trás é muito desenvolvida. Suas patas são fortes e redondas e sua cauda de inserção alta é grande, forte, espessa e enrolada sobre o dorso.

Pelagem do Akita Inu

As temperaturas podem estar geladas, contudo a pelagem do cão Akita Inu consegue manter a sua temperatura aquecida, uma vez que os seus pelos são bem impermeáveis. Sobretudo, a espécie Akita Inu tem uma pelagem bem dura e o pelo inferior oleoso, fazendo com que eles sejam excelentes caçadores embaixo da água. A pelagem de cobertura é lisa, dura e retilínea, ao mesmo tempo que o subpelo é mais macio, condensado e oleoso. A cernelha e a garupa são revestidas com um pelo um tanto mais comprido e na cauda o pelo é mais alongado do que o restante do corpo.
O cão Akita se apresenta nas colorações vermelho-fulvo, sésamo (vermelho com pontas pretas), tigrado e branco.
Todas as cores devem ter ainda o Urajiro, que é a pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, bochechas, embaixo do queixo, pescoço e ventre, no lado inferior da cauda e parte interna dos membros.
A sua pelagem é mudada duas vezes por ano. Essa mudança de pelo é bastante abundante e consegue levar mais de um mês. Os cães Akitas se lambem muito, como bichanos e por conta disso se conservam limpos por muito tempo. Dessa forma, o melhor é que se banhem com a menor constância possível, no sentido de evitar a redução da oleosidade natural da pele. Contudo, geralmente deve ser concretizada a escovação em sua pelagem.

Temperamento do Akita Inu

A característica do cão Akita pode ser definida como dócil e receptiva, calma, e este se caracteriza por sua lealdade. É considerado um cão territorial, audacioso, destemido, costuma guardar tanto a família quanto a propriedade.
Salvo do comportamento manso e tranquilo, o cão Akita Inu é indicado para donos com mais pulso firme, pois esta raça necessita obter confiança de seu proprietário, para que este possa corrigir esse cachorro com muita serenidade e disciplina, mas, sobretudo, são obedientes e inteligentes.O cachorro Akita não tem o hábito de ser intolerante com pessoas que ele não conhece, no entanto tende a se revelar indiferente às gente estranha à sua rotina. Determinados cães da raça Akita Inu podem não se socializar com outros cães, principalmente os de mesmo sexo, devido a sua personalidade forte e geralmente dominadora. A fim de que o cachorro Akita Inu tenha uma melhor convivência com os demais cachorros, o aconselhado é que sua convivência comece o quanto antes. Nesses casos, é aconselhado que o proprietário possa investir no aprendizado do filhote desde cedo, no sentido de evitar que o cachorro se torne excessivamente dominante e agressivo com os os demais cães e demais animais de estimação.

o grupo akita inu

Vantagens de ter um Akita Inu

Caso conviva, em especial, desde pequeno, o cão Akita pode ser uma impecável companhia para as crianças. Ainda que possam estranhar no começo de uma convivência, os cães Akita Inu conseguem relacionar-se pacificamente com as demais pessoas e inclusive com crianças muito agitadas. Apesar de serem bastante vocativos, os exemplares da raça Akita não são muito de ladrar.Eles são demasiadamente inteligentes e frágeis, tornando-se sempre excelentes cachorros de guarda e proteção, tanto em relação a pessoas de quem aprecie ou das propriedades que deva proteger. Ocupando a posição de nº 54 na lista que ranqueia os cachorros mais inteligentes do planeta, o Akita inu pode ser facilmente treinado sendo que, exatamente como a grande maioria das espécies de cães, pode aprender com mais agilidade e intensidade no momento em que os ensinamentos são fundados ainda na fase de filhote.

Problemas do Akita Inu

O cão Akita Inu vive em média até os 12 anos. Além do mais, eles são predispostos a displasia em seus quadris ou em seus cotovelos, isso tudo ocasionado por conta do seu porte. Determinados problemas oftalmológicos também costumam ser um tanto habituais nos cães da raça, como a atrofia da retina (que pode chegar a acarretar cegueira) e o entrópio, problema que faz com que as pálpebras do animal se virem para o interior e machuquem sua córnea.A epilepsia também é uma complicação que pode aparecer ao longo da vida do cachorro dessa raça específica e, em função dos vários problemas que são capazes de se apresentar na saúde do Akita Inu, é relevante que os proprietários de um exemplar da espécie como animal doméstico os levem para consultas periódicas com veterinários a fim de garantir o bem-estar do animal e precaver ou diagnosticar precocemente uma série de enfermidades.A fim de que os Akitas possam conviver de maneira harmoniosa com outros espécimes, é necessário que eles tenham tido ligação com outros cães desde filhotes.

Como cuidar do Akita Inu

Os cachorros Akita podem ajustar-se à vida em prédio, mas precisam de atividades diárias para preservarem-se estáveis e saudáveis. Quem vive em apartamento deve caminhar com seu cachorro Akita Inu todos os dias. Já quem vive em residência ou tem grandes espaços e quintais rodeados deve deixar os cães soltos para que consigam se exercitar livremente.Para que você seja capaz manter os pelos do seu cachorro Akita Inu bem saudáveis, é preciso que você escove-os todo o dia ou, pelo menos, uma vez a cada semana, evitando que se acumulem nós ou sujeiras, que podem proporcionar no porvir uma dermatite.A fim de que os seus cães se desenvolvam satisfatoriamente, é fundamental também prestar muita atenção em sua alimentação, pois os Akita Inu possuem um bom apetite, então mantenha uma alimentação bem equilibrada diariamente.A saúde geral do animal está intimamente associada à sua higiene. O lugar que seu Akita vai habitar deverá ser bastante limpo para que não haja riscos de contaminação em função das fezes e os demais motivos. No caso do cachorro Akita, em especial, é bastante importante nunca deixar o local onde ele vive úmido depois da limpeza, a fim de evitar que ele deite e fique úmido, já que isso pode ocasionar o crescimento de fungos em sua pele ou mesmo alergias.

 Filhotes do Akita Inu

Um bicho de pelúcia pode ser muito menos fofinho do que um filhotinho de cão Akita. Você deve mostrar a seu Akita que você é quem manda. Pela personalidade dominadora e forte do Akita, este deve ser ensinado o quanto antes a fim de que ele saiba quais são os limites.Em geral, os cão Akita Inu são uma das espécies mais fáceis de se limpar. Apesar de ser uma raça bastante auto-suficiente, preferem estar junto dos proprietários do que sozinhos no fundo do quintal. Os cães Akita Inu são propensos em se entediar e destruir os seus pertences por toda a casa, então uma perfeita maneira de evitar qualquer constrangimento é passear com eles constantemente.A característica de um cachorro Akita é genética, ou seja, ao optar por um filhote de Akita Inu veja seus pais, assim você saberá como o seu cãozinho irá se comportar. A fim de evitar problemas vindouros, pesquise um petshop ou um canil apropriado e confiável. pesquise a reputação do vendedor e perceba se vale a pena comprar qualquer cão no local onde você irá comprá-lo. Preste, sempre, muita atenção na maneira como o filhote de cachorro Akita se comporta. O comportamento do cachorro Akita Inu difere de espécie para espécie. Alguns serão mais espertos, outros serão mais obedientes, estes necessitarão de bastante pulso firme pra serem ensinados.

 

Curiosidades sobre o Akita Inu

Esse cachorrinho foi utilizado, durante muito tempo, como caçador de ursos e cervos. Ele se desenvolveu nas regiões noro-orientais.O filme “Sempre ao Seu Lado” – que evidencia o ator Richard Gere como protagonista – conta a famosa história japonesa do cachorro Hachiko, um Akita que por afeto ao proprietário passou anos aguardando ele regressar do trabalho na estação de trem. Logo que o dono moreu, sem saber o que havia acontecido, o cachorro Hachiko voltou à estação de trem diariamente por mais de dez anos, na expectativa que ele retornasse, até falecer.

Deixe uma resposta