Como medicar o seu cão

Você pode precisar dar remédio para dor após um acidente grave ou um vermífugo mensal, aprender a dar medicação via oral para o seu cachorro é um truque útil. Use as dicas a seguir para dar tanto remédios líquidos como comprimidos para o seu cachorro.

Líquidos

  • Segure o cachorro. Se ele for difícil de lidar você pode precisar de ajuda para contê-lo. Diminua a apreensão do cachorro conversando com ele com calma e segurança. Passe o braço delicadamente sob o pescoço do cachorro, segurando a garganta na dobra do seu braço. Veja se ele pode respirar sem problemas. Passe o outro braço por cima ou por baixo do meio do cachorro, pressionando com cuidado para segurar o corpo do cachorro contra o seu.
  • Se necessário, faça uma focinheira frouxa de maneira que a boca abra apenas um pouco.
  • Incline a cabeça do cachorro para trás, com cuidado.
  • Puxe o lábio inferior do cachorro para fazer uma bolsa.
  • Usando um conta-gotas ou uma seringa plástica, coloque o líquido aos poucos nessa bolsa, esperando que cada porção seja engolida antes de dar mais um pouco.
  • Massageie a garganta do cachorro para estimular o reflexo de engolir.

Comprimidos

  • Segure o cachorro. Se ele for difícil de lidar você pode precisar de ajuda para contê-lo.
  • Diminua a apreensão do cachorro conversando com ele com calma e segurança.
  • Segure a mandíbula superior do cachorro com uma mão por cima do focinho.
  • Pressione os lábios do cão sobre os dentes superiores apertando com seu polegar em um lado e os outros dedos no outro, de maneira que os lábios do cachorro fiquem entre os dentes e seus dedos. Aperte com firmeza para forçar a boca a ficar aberta.
  • Segure o remédio entre o polegar e o dedo médio da outra mão e coloque dentro da boca o mais fundo possível.
  • Massageie a garganta do cachorro para estimular o reflexo de engolir.

Um método alternativo é esconder o comprimido em um pedaço de salsicha, presunto ou outro petisco que o cachorro goste.

Você também poderá gostar de ler…

Como transportar um cão machucado

Opinião dos leitores · 13 Comentários

Temos 13 respostas para "Como medicar o seu cão".
  1. simone diz:

    11 de junho de 2010 as 11:25

    OI!!!TENHO UMA COCKER SPANIEL…ANDEI NOTANDO QUE ELA ESTAVA MANCANDO,FOI OLHAR NA PATA E PERCEBI QUE UM DEDO DELA ESTA INCHADO E VERMELHO…ELA NÃO DEIXAVA NEM ENCOSTAR NELE…TEM PELO NO LOCAL…MAS EU ACHO QUE PODE SER ALGUM FUNGO OU BACTERIA…COMEÇEI A PASSAR A POMADA FIBRASE DE USO HUMANO…ESTOU PREOCUPADA!!!ELA ESTÁ NO CIO E ANTES DE APARECER ISSO NELA EU COLOQUEI ELA PRA CRUZAR COM O CACHORRO DO VIZINHO…ESSE CACHORRO TAMBEM É COCKER E TEM 12 ANOS E ELA TEM 3 ANOS E NUNCA TEVE FILHOTES…SERÁ QUE ELA PEGOU DELE?????REMEDIO ORAL NÃO POSSO DAR POIS ELA ESTA GRAVIDA…ESTOU TRISTE!!!LOGO AGORA QUE ELA VAI SER MAMÃE FICAR COM A PATA ASSIM!!!!ME AJUDE O QUE EU DEVO FAZER?????simoninha.moninha@hotmail.com

  2. Fernanda diz:

    27 de junho de 2010 as 0:53

    Procure o mais rápido possível um veterinário.

  3. Lapem diz:

    30 de agosto de 2010 as 1:24

    Hum…site muito massa,parabéns…

  4. larissa diz:

    12 de setembro de 2010 as 19:24

    adoro cachorros mas nao posso ter nenhum adorei pois vou dar dicar as minhas amigs e familiares parabens pelo site continuem assim!!!!!!!!!

  5. nayara diz:

    24 de setembro de 2010 as 15:04

    oi minha cachorra pinter foi mordida por um cachorro fila
    e ela machucou muito ta na carne viva…o q eu faço???

  6. Gabrielly diz:

    7 de janeiro de 2011 as 13:04

    Olá minha cachorrinha basset foi mordida plea minha outra cadela (dog alemão) e o pescoço dela está sangrando oq devo fazer?

  7. duth diz:

    26 de outubro de 2011 as 19:53

    amo meu maltes!!!

  8. Bella diz:

    21 de dezembro de 2011 as 22:41

    oooi eu tenho uma pincher 2 , e uma outra cachorra vira lata , a viralata pegou a poncher qe é menor e modeu ela ela esta com um ferimento na barriga e na coxa , o de coxa é o mais feio , ja faz uns 3 dias o ocorrido … mas ela estava bem .. hje ela nao qer comer nao faz xixi nem coco , ela esta tremendo mto nao deixa ngm chegar perto … o qe devo fazer ?? nao qero perde-la D:

  9. simone ap. ribeiro diz:

    24 de fevereiro de 2012 as 23:02

    Ola amigo? Bom no 24.12.2011,fui passear na plataforma um local com muita gente,bom ouvi alguem grita, parecia uma mulher,pedi licença e fui passando como sou caderante bom vc sabem que a educação das pessoas soa p poucos,então fui passando em cima dos pes, ao chegar vi a cena um homem amarrou com cardaços uma cadelinha prenha, e todos gritavam rasta,rasta.Então fui ate aonde a cachorra estava e comencei a brigar não deixei o fato acontecer, ele dissia “Que ia arrasta-la e queria ver a barriga dela abrir e seus filhotes cairem,”.Começamos a discutir,alguem chamou alguns conhecidos e foram ate aonde au estava e me ajudaram a resgatar a cadelinha,porem como sou caderante nao conseguia coloca-la no colo, então disse a ela ” Por favoe me ajude não consigo te pegar,porem se vc for comigo eu cuidarei de vc e seu d

  10. simone ap. ribeiro diz:

    24 de fevereiro de 2012 as 23:22

    e seus filhotes,bom ela correu e aquelas pessoas mal,começarama chuta-la,nao consegui a ajuda-la ate tenteimas nao foi possivel.Meu amigo pediu p que aeu filho me companha-se p/que nenhum dos homem mal,fosse atras de mim p/me fazer qq coisa rrium.Bom quando estava chegando em casa ate comentei com o rapaz.”Acho que ela foi p/casa que bom”.Quando faltava 3 quiosque p/chegar em casa,la estava ela me esperando e nos sequi ate em casa,quando abri o potão ela entrou e caiu,aluguns dias alimente ela com comidinha na poca, depois de alguns dias ela se levantou,enqundo linpava a onde ela estava não vi que ela foi p/o quintal de traz,fui correndo pq tenho outra cachorra e fiqeuei com medo que briga-se, porem ela entrou em uma casinha e ficou quetinha, em 8 jan.2012,nasceu 5 filhotes lindos, ja consequi arrumar familia p/3, porem falta 1 machinho,brincalhão enteligente terrivel adora brincar, 1 femea muita queta fica sempre atras das cadeiras somente late,quando necessario o olhar dela e muito trinte doi o coração,estou tentando dar amor p/ela e ajudar. Por favor me ajudem a arrumar uma familia p/estes bebes. A mae ja fou castrar dia 10. si ela quiser fica aqui tudo bem,porem ela não gosta de ficar presa bom vamos ver o que vai acontecer. POr favor amigos me ajudem meu telef.p/contato 013- 97984940.

  11. Carlos da Terra diz:

    10 de março de 2012 as 8:44

    Muito interessante esta ajuda para nós que gostamos desses incríveis bichinhos.
    Caso queiram ver mais alguma coisa bonita sobre eles, é só visitar os meu vídeos no youtube. O endereço é http://www.youtube.com.br/carlosdaterra

  12. Willy diz:

    27 de março de 2012 as 17:36

    meu cachorro foi atropelado e machucou feio e esta na carne viva o que eu passo para não infecsonar?

  • RSS
  • Facebook
  • Orkut
  • Twitter