Dobermann

O doberman é uma raça relativamente recente, desenvolvida durante o século XIX na Alemanha. Seu criador chamava-se Louis Doberman e era um cobrador de impostos na cidade de Apolda. Devido a suas funções, Louis Doberman, fazia diversas viagens pela região e sentia a necessidade de um cão para protegê-lo. Ele queria um cão valente, ágil, inteligente e corajoso que pudesse acompanhá-lo. Louis Doberman também trabalhava como zelador no canil municipal de Apolda, e tinha um grande conhecimento sobre cães, a partir de 1870 começou a realizar cruzamentos entre cães “dos açougueiros” (ancestrais do rottweiler), pinscher, pastor alemão, Weimaraner, greyhound, manchester terrier e alguns ainda sustentam que o dogue alemão e o pastor de Beauce também fizeram parte da criação da raça doberman. Contudo Louis Doberman morreu aproximadamente dez anos após ter iniciado a seleção do doberman e não teve a oportunidade de ver seu trabalho concluído, seus trabalhos foram continuados por Otto Goeller, que estabeleceu o padrão da raça em 1899 e deu o nome de Doberman Pinscher em homenagem ao seu criador.

Como era a intenção de seu criador, o dobermann é realmente um cachorro de grande coragem, inteligência e agilidade. Seu temperamento é equilibrado e determinado, extremamente fiel ao dono e à sua família, muito desconfiado com estranhos e possui um grande instinto protetor e é considerado uma das melhores raças de cães de guarda. É um cão muito sensível e muito inteligente, com facilidade de aprendizado que é utilizado em diversas funções no mundo todo, desde cão policial e cão militar até cão guia (embora esta não seja sua maior aptidão). Contudo esta não é uma raça para qualquer dono, seu dono deve ser um justo e equilibrado e saber como se impor com paciência e suavidade.

Dobermanns são cães que precisam de exercício e espaço. Seu pêlo deve ser escovado regularmente para a retirada de fios mortos. Cães desta raça podem estar sujeios à incidência de torção gástrica, por isso deve-se tomar cuidado com sua alimentação, e de atrofia progressiva da retina, um problema que pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

Posui tamanho grande (aproximadamente 70 cm), construção quase quadrada, linhas elegantes, postura ereta e orgulhosa. É um cão muito forte e musculoso. Sua pelagem é simples, curta, dura, espessa e bem assentada. Pele retesada e aderente, enaltecendo sua modelagem seca e refinada. A cor varia entre preto, marrom escuro e azul (não aceita pelo padrão oficial FCI), com marcação castanho, claramente definida, isenta de pêlos pretos: no focinho; lábios; uma em cada bochecha e acima de cada olho; na garganta; duas marcas no antepeito; pernas e patas: na face interna das coxas e sob a cauda. Suas orelhas posicionam-se para cima.

Nos machos, a altura na parte mais alta do garrote é de 68 a 72 cm, enquanto nas fêmeas vai de 63 a 68 cm. O peso também é diferente: cerca de 40 a 45 kg para os machos e de 32 a 35 kg para as fêmeas.

De actividade física moderada, o Dobermann é um fiel companheiro e protetor, e vive até cerca de doze anos.

Você também poderá gostar de ler…

Poodle

Raça – Beagle

Dálmata

Cocker

Golden Retriever

Pastor Alemão

Opinião dos leitores · 32 Comentários

Temos 32 respostas para "Dobermann".
  1. Dobermann diz:

    5 de junho de 2010 as 20:02

    Com toda a certeza um ótimo cão!

  2. Leila diz:

    26 de junho de 2010 as 16:31

    É a minha raça preferida!
    Tenho verdadeira paixão por dobermans!!!!

  3. Eliane diz:

    10 de outubro de 2010 as 23:29

    Adoro esta raça,meu sonho é ter um desse.

  4. ANGELA diz:

    8 de novembro de 2010 as 21:41

    mINHA VI\INHA TEM UMA DOBERMAN PARA DOAR,ELA NÃO PODE FICAR ,POIS TEM UMA PITBULL E ELAS ESTÃO BRIGANDO FEIO,A DOBERMAN TEM L8 MESES E AINDA NÃO FEZ CIRURGIA PARA LEVANTAR AS ORELHAS

  5. ANGELA diz:

    8 de novembro de 2010 as 21:46

    mINHA VI\INHA TEM UMA DOBERMAN PARA DOAR,ELA NÃO PODE FICAR ,POIS TEM UMA PITBULL E ELAS ESTÃO BRIGANDO FEIO,A DOBERMAN TEM 18 MESES,NÃO FEZ AINDA A CIRURGIA PARA LEVANTAR AS ORELHAS,ELA PRECISA MUITO DE UM NOVO LAR ESTA SENDO MUITO IGNORADA ELA É MUITO DOCIL E BRAVA QUANDO PRICISA.VAOMOS PROCURAR UM LAR PARA ELA?

  6. Carlos diz:

    17 de novembro de 2010 as 20:40

    Olá, preciso de um Doberman (macho ou Fêmea) para SP.
    Minha casa tem espaço e vou criar com as crianças.
    Alguém conhece algum para doar?

  7. Mayana diz:

    30 de novembro de 2010 as 13:26

    Olá angela onde vc mora ? eu gostaria deadotar seu dobeman ,pois eu já tenho essa raça e eles são muito docio ! Se vc ainda tiver esse doberman mim avise ! Obg .

  8. MARILZA diz:

    6 de dezembro de 2010 as 15:56

    EU ADORO A RAÇA E GOSTARIA MTO DE ADOTAR A CADELA DA AMIGA DA âNGELA POIS TBM TENHO DOBERMANNS.

  9. Marcos Antonio diz:

    27 de dezembro de 2010 as 12:38

    Ola Angela tambem estou a procura de um doberman para adoção da sua amiga ainda esta disponivel, caso sim entre em contato 11 7313 0915. obrigado

  10. carriço diz:

    7 de março de 2011 as 16:07

    boas.
    podem me ajudar? tenho um doberman que cresceu na casa e entao ele quase ja atacou um membro da familia valeu eu estar por perto, desde entao passou a ser um grande problema, sempre que ve essa pessoa fica maluco, nao é inespriencia pk já é o segundo doberman que tenho e sou conhecedor da raça e sei que me exige alguma regidez para mostrar para ele o meu lugar a nivel de hierarquia, mas agora o meu grande problema é que sempre que me tento impor ele rosna-me de forma mt ameaçadora coisa que nunca me tinha acontecido, o que me aconselham fazer??? obrigado a todos!

    cumps
    César carriço

  11. Dilma diz:

    16 de março de 2011 as 19:17

    Doação Doberman Fêmea dócil

    Estou doando uma Doberman Fêmea super dócil de um ano de idade, nascida em 10 maio de 2009. Vacinada. Possui carteira de vacinação. Tenho uns 8 cachorros e estou me desfazendo dos maiores devido ao grande trabalho. Cadela carente, precisa de muito carinho. Buscá-la em Maricá RJ. Interessados entre em contato com soraya.sabatinni@hotmail.com

  12. alison diz:

    4 de agosto de 2011 as 14:17

    gostaria se alguem quiser doar um DOBERMANN femea eu estou a disposiçao ok tem que ser no maximo ate 1 ano ok sou do rio

  13. Juan Carlos diz:

    17 de agosto de 2011 as 16:25

    Olá, estou procurando um filhote doberman femea para duas crianças de 7 e 5 anos que moram em São Paulo.

    Agradeceré se alguem tem uma menina para doação.

    Obrigado

  14. josias diz:

    8 de novembro de 2011 as 17:22

    estou a procura de doação de filhote de doberman de no maximo seis meses macho ou fémea. 91588873

  15. Rodrigo diz:

    10 de janeiro de 2012 as 16:16

    Aceito doação de um filhote de Dobermann, moro em São Paulo

    9*59051.
    78915789

    obrigado.

  16. ANDRE RIZZO diz:

    21 de janeiro de 2012 as 17:29

    gostaria muito de ter um dobermann, axo lindo, se alguém quizer fazer uma doação de um filhote de dobermann:
    andre-_-rizzo@hotmail.com

  17. thiago auguusto diz:

    24 de janeiro de 2012 as 0:40

    ola !!! por favor gostaria muito de ter um dobermam de novo axo uma raça muito boa e fiel, se alguem estiver pra doar pode me mandar um email thiagoageraldo@yahoo.com.br agradeço

  18. France diz:

    28 de janeiro de 2012 as 5:41

    Pessoal, estou querendo um doberman fêmea, se possível ainda filhote e na cor marrom (mas se for preto, não terá problema), ou com no máximo 6 meses de nascida. Caso alguém tenha para me doar, para que essa princesa receba muito amor e carinho, é só mandar um e-mail para jiat9@hotmail.com. Sou de João Pessoa. Muito obrigado pela atenção de todos. Um grande abraço.

  19. sandra diz:

    31 de janeiro de 2012 as 19:53

    Oi eu estou querendo um doberman gostaria de fosse filhote pois tenho um bebê de 2 anos e queria que eles crescessem juntos agradeço qualquer novidade me mande um imail sandra_gothic@hotmail.com agradeço

  20. 4patas.acegospel.com diz:

    11 de fevereiro de 2012 as 11:09

    Olá, o portal Ace Gospel lançou uma rede social para amantes dos animais de estimação, você poderá divulgar seu blog, site, ong, doar, vender, denunciar…é uma comunidade feita por você….

    Sobre o doberman quando era adolescente ganhei um filhote quando trabalha em uma avicultura, um cachorro extramente amigo e muito inteligente, companheiro valente….agora estou a procura de um com até 8 meses para levar para o sito…markosbernardo@live.com obrigado!!!

  21. carolina diz:

    21 de fevereiro de 2012 as 1:35

    eu queria tamto um dobermann e o meu sonho ter um eles sao muito lindos e muito fofos

  22. raquel diz:

    3 de março de 2012 as 19:23

    MEU DOBERMAN TA FRACO CAI A. TOA NAO FIRMA AS PERNAS EM LUGARES LISOS.Ele tem 8 anos .Pode ser doencas ou e velheci

  23. Marcos diz:

    30 de abril de 2012 as 13:17

    Bom dia estou a procura de uma doação de um cão da raça doberman, adoro esta raça, moro em chacara. QQ coisa entrem em contato.Marcos(11) 98761806(vivo).Obrigado.

  24. marcos diz:

    20 de maio de 2012 as 16:18

    adoro essa raça , estou criando 1 de 3 meses, estou feliz com o doberman,um grande abraço pra todos….

  25. marcos diz:

    20 de maio de 2012 as 16:23

    entre em contato comigo para falar sobre a raça do doberman. moura_filhomoura@hotmail.com abraçosss….

  26. andy diz:

    5 de junho de 2012 as 14:40

    keria ADOTAR um doberman alguem tem?

  27. Paulo Naves dos Santos diz:

    30 de junho de 2012 as 23:52

    queria muito um filhote de Dobermann pois faz oito anos que pmeu cachorro morreu quando minha esposa estava esperando minha filha que hoje ela esta com 8 anos ele morreu nocolo da minha esposa com torção gastrica e ja tnha dado uma vez e logo levamos para o veterinario e foi logo operado e passsando um ano certinho deu outra vez e ele não aguentou e chegou a falecer no colo da minha esposa que estáva gravida de 8 meses e meio e asssim tenho muitas saúdade de pois ele era meu braço direitoe esquerdo eu o amava muito desde pequeno pois é issso queria muito ganhar outro e ele era do poirte gigante e meu melhor amigo espero esposta obrigaduuuuu Paulo Naves apelido triploxxxxxx

  28. geise diz:

    15 de julho de 2012 as 17:33

    eu gostaria de adotar um doberman macho ,eu já tenho uma femea de dois meses e gostaria de tirar a raça porque hoje em dia esta em extinçao essa raça maravilhosa

  29. antonio pinheiro diz:

    3 de agosto de 2012 as 17:01

    presizo de um doberman macho .contato 21 37322950 itaipuaçu marica

  30. deny diz:

    5 de agosto de 2012 as 17:40

    alguem ai saber se o dobeman so levanta a orelha se opera ou ja é da raça pq eu tava olhado umas fotos tem ums q ficam com a orelha baixa estou querendo cria um mais tenho essa duvida.
    Agradeco quem peder mim ajuda a tira essa duvida se possivel mandei um email pra mim denyshoow@hotmail.com

    obrigado

  31. Caio Augusto Keles diz:

    23 de setembro de 2012 as 18:37

    MINHA RAÇA PARA CAO DE GUARDA PREFERIDA

  32. Cledir diz:

    19 de outubro de 2012 as 21:37

    Estou interessado em um cão doberman de preferência fêmea, se alguém tiver algum conhecido que tenha os filhotes, por favor entrar em contato no e-mail: CLEDIRFS@YAHOO.COM.BR

  • RSS
  • Facebook
  • Orkut
  • Twitter