Primeiros cuidados com a vacinação do seu cão

Ao comprar o seu cão, é ideal que o leve ao Médico Veterinário para que se faça uma avaliação geral da sua saúde. Antes de aplicar as vacinas é necessário ter cuidado para que o seu cão não fique em contato com cães com a saúde comprometida. Lembrando que inclusive na clínica veterinária esse cuidado deve existir – mantenha-o no colo e distante dos outros cães.

Cachorro Vacinação

VACINAÇÃO DE CÃES

60 dias de idade Vacina Octupla – 1ª dose
90 dias de idade Vacina Octupla – 2ª dose
120 dias de idade Vacina Octupla – 3ª dose
1 semana após a 3ª aplicação da Octupla Vacina Anti- Rábica

OBS: A cada ano deve-se fazer o reforço das vacinas Octopla e Anti-rábica.

Ao vacinar o seu cão algumas doenças serão evitadas, como por exemplo:

CINOMOSE

Enfermidade infectocontagiosa aguda, sub-aguda ou crônica; febril, particular da família canina entre os animais domésticos. Somente o cão. Sua transmissão se dá por vias respiratórias e digestivas. Na fase aguda o vírus é eliminado intensamente e em abundância pela secreção ocular, urina e fezes.

Manifestação:

  • 1º. fase – digestiva: em que o animal apresenta vômitos, diarréia, mucosa sanguinolenta, anorexia, temperatura acima de 40ºC.
  • 2º. fase – respiratória: Broncopneumonia intensa, secreções mucosas e senomucosas, que depois passam para purulentas, geralmente por infecções secundárias.
  • 3º. fase – nervosa: Nesta fase aparecem alterações mioclonais ( tic nervoso ), podendo encontrar as três fases ou apenas uma delas. A mais perigosa é a nervosa. Toda vez que suspeitar de cinomose ou leptospirose, a temperatura deverá estar acima de 40 ºC.

HEPATITE

Enfermidade infectocontagiosa aguda, causada por vírus resistente ao éter, álcool, clorofórmio e sensível ao formol e calor. Período de encubação: 4 a 9 dias.

Manifestação:

  • Animais jovens: morte súbita sem nenhum sinal clínico.
  • Primeiro sinal: hipertemia passageira de 24 a 48 horas, temperatura de 40º a 40,5º, caindo logo após; apresenta sede intensa, anorexia, congestão das amígdalas, congestão das mucosas e da faringe, congestão conjuntival (pálpebras vermelhas), congestão da conjutiva nasal e bucal, fotofobia, hemorragias bucais, esquimoses na pele ( pinta ou pontos vermelhos). Principalmente na frente (abdômen) e faces internas da coxa e mucosa peniana, dispinéia (dificuldade respiratória) por edema pulmonar (pulmão cheio de líquidos), animais adotam posição de sentar, para aliviar a pressão.

LEPTOSPIROSE

Doença infecciosa grave que atinge os homens e os animais, sendo causada por uma bactéria a Leptospira sp presente na urina dos ratos e camundongos. A contaminação se da quando o animal, ou o indivíduo entra em contato com água ou lama que contenha a Leptospira. Esta penetra no organismo através de ferimentos na pele ou mesmo na pele integra quando num contato mais prolongado e também pelas mucosas (boca – nariz – olhos – órgãos genitais ).

Manifestação:

  • Vômitos e diarréia as vezes com sangue, urina com sangue, icterícia.

PARAINFLUENZA:

Tosse persistente, e as vezes associado a pneumonia. Esta doença é chamada tosse de canis.

PARVOVIROSE:

Doença de cães seria e altamente contagiosa, e a infecção se dá pelo Parvovirus Canino que tem um curto período de incubação.

Manifestação:

  • Os sintomas mais comuns são de morte súbita quando tivermos o modo cardíaco, com depressão e disfunções respiratórias. Vômitos, diarréias e desidratações são os sintomas do modo gastroentestinal que tem como sinal principal fezes sanguinolentas.

CORONAVIROSE

Doença viral, com um quadro semelhante à Parvovirose.

RAIVA

Doença infecto contagiosa aguda e fatal, caracterizada por sinais nervosos, apresentados por agressividade e por semi-paralisia ou paralisia. Tempo de encubação: pode aparecer de 10 a 90 dias.

Por que seu cão deve ser vacinado por um médico veterinário?

Porque somente o médico veterinário está capacitado para:

  1. Planejar o programa de vacinação adequado a cada cão;
  2. Realizar um exame clínico completo antes da vacinação;
  3. Não vacinar cães doentes ou debilitados;
  4. Recomendar, quando necessário, um programa de vermifugação adequado;
  5. Utilizar vacinas de boa qualidade e boa procedência, conservadas de modo correto;
  6. Não prescrever ou utilizar medicamentos que possam interferir na vacinação;
  7. Utilizar seringas e agulhas estéreis e boas técnicas de assepsia, evitando contaminações;
  8. Conhecer as vias corretas de aplicação;
  9. Emitir atestados de vacinação com valor legal para viagens ao exterior ou se o gato morder pessoas ou outros animais;
  10. Garantir o bom resultado da vacinação.

Cachorro tomando vacina

Opinião dos leitores · 24 Comentários

Temos 24 respostas para "Primeiros cuidados com a vacinação do seu cão".
  1. adriana diz:

    8 de setembro de 2010 as 1:04

    meu cachorro cruzou eu dei a ingesao depois de quatro dias nao estava se alimentando ele veio e fez outra ingesao agora ela esta perdendo muito sangue o que eu facoagora estou dando vitamina b12 mais um para o figado e tambem soro

  2. sheyla diz:

    24 de novembro de 2010 as 16:47

    TENHO UM YORK COM 53 DIAS E SO AGORA ELE TOMOU A 1 DOSE DA VACINA, SO Q DEPOIS Q ELE TOMOU TA MUITO INQUIETI E CHORANDO MUITO, O Q EU FAÇO?

  3. Fernanda diz:

    26 de novembro de 2010 as 22:11

    O indicado é levá-lo ao veterinário para saber se teve alguma reação inesperada.

  4. Thais diz:

    14 de dezembro de 2010 as 3:25

    Oi minha cachorrinha vai entrar no cio em Janeiro, gostaria de saber se já posso dar a vacina nela agora e depois de quanto tempo devo dar outra vacina denovo?
    Obrigada desde já!

  5. Milene diz:

    29 de janeiro de 2011 as 22:46

    Ola gostaria de saber com quantos meses posso vacinar meu chow chow?

  6. aline delima diz:

    14 de fevereiro de 2011 as 13:32

    oi td bom tenho um cachorinha de 3meses comprei ele veio vacinado queiria saber ser primeiro e ser dar o remedio de verme deoois a vacina

  7. Caio Martins diz:

    23 de março de 2011 as 21:58

    A vacinação de um cão deve se iniciar a prtir do 45º dia de vida do animal. A vacina polivalente deve ser aplicada em três doses, com o intervalo de 21 dias entre elas. Ao final da vacinação polivalente deve-se proceder a vacinação anti-rábica. A vacinação contra outras patologias, como Leishmaniose Visceral Canina, Tosse dos Canis, Giardíase, deve ser acordada com o Médico Veterinário em questão.

    A vermifugação dos filhotes deve ser iniciada aos 25 dias de vida, com o vermífugo em suspensão. 21 dias após a primeira dose deve ser repetida a dose (de acordo com o peso do animal). A vermifugaçõe deve ser repetida no 4º mês e repetida com um intervá-lo de 21 dias. A partir daí o animal eve ser desverminado a cada 6º meses, com a dose correspondende ao seu peso e o procedimento sendo repetido com 21 dias.

    Att, Caio Martins (Canil La Marca Brasil)

  8. carine diz:

    26 de maio de 2011 as 14:40

    oi minha cachorra coccker teve filhotes a dez dias e agora esta eliminando vermes nas fezes posso dar vermifogo a ela ?

  9. nayara diz:

    17 de junho de 2011 as 23:46

    oi eu nao sei o q faço minha cachorra pegou rabujo quando estava buchuda agora ela ja teve os tres cada um mais bonito q o outro so q eles tambem pegaram por isso quero saber com tirar o rabujo do cachorro por favor me respondam? beijos

  10. renata alexandre diz:

    12 de setembro de 2011 as 2:45

    a minha cachorra samyra tem 5 meses posso vacinar ela para ela não ter filhotes beijos e muito obrigada por da essas dicas como cuidar bem dos nossos cachorro

  11. elisa diz:

    3 de dezembro de 2011 as 3:30

    Comprei um filhote de York, ele tem 3 meses e acabou de ser vacinado, 2º dose, posso dar vermifugo a ele? O que acha do Chemital Puppy? é o que ele tomou, mas não souberam me explicar quando.
    Obrigada!

  12. Márcia diz:

    27 de dezembro de 2011 as 21:04

    Olá, minha cachorra, teve 2 filhotes! quando eu devo vacinar, para ela não entar no cio?

  13. sandy diz:

    20 de janeiro de 2012 as 14:51

    Minha cachorrinha tem 2 anos e 3 meses quando ela tinha 60 dias dei a primeira dose mas depois descudei dela e ate hoje ela nao toma mais ela nao passeia muito de vez em quando ela as vezes tem caimbra o que posso fazer colocar em ordem e ficar atenta fazer um checape ….

    Muito Obrigada

    Me envie um email explica

    Bom Dia !

  14. Julyanna diz:

    25 de janeiro de 2012 as 15:45

    Ola, ganhei uma cachorrinha de 90 dias e gostaria de saber se ela tera que tomar 3 doses de v8 ou se pela idade dela 90 dias apenas 1 ou 2 doses, serao o necessario?
    Porque a dona da mae dela disse que ele protocolo de 3 doses eh usado apenas para filhotes com 45 dias.
    Obrigada.

  15. MARCELO diz:

    24 de fevereiro de 2012 as 16:26

    Olá a todos.

    Tenho um cachorro, tem mais ou menos uns dois anos. Ele é de médio porte (um viralatês muito simpático, carinhoso, brincalhão e fiel). No piruzinho dele sempre tem uma gosminha verde/amarela e ele lambe para limpar.

    Ele ainda é virgem, nunca “trassou” uma cadelinha na vida.

    Gostaria de saber o que é aquilo. se é alguma doença, se é normal, porque isso acontece, etc. Como resolver isso.

    obrigado pelo retorno.

  16. Alice diz:

    26 de fevereiro de 2012 as 20:56

    Oi! Ganhei uma cachorrinha chamada Lassie mas ela rosna quando mexem no pescoço dela. Alguém sabe o q é isso? Ah queria dicas para que ela parasse de tentar morder as pessoas!

  17. Leona diz:

    23 de abril de 2012 as 20:12

    parece que ne3o..pelo que pesquisei aqui. A forma brdana viria sf3 anos depois Sf3 um me9dico podere1 tranquilizar vocea. c9 uma forma leve da doene7a que ocorre em pessoas vacinadas alguns anos apf3s a vacinae7e3o; a doene7a se manifesta com baixo nfamero de lesf5es cute2neas (me9dia de 30 lesf5es) e9 afebril e evolui em dois a treas dias.

  18. daniela de albuquerque diz:

    7 de setembro de 2012 as 19:41

    oi eu adotei tres filhotes de cachorro eles tem um mês eu queria saber quando eu posso vacinar eles porq meu quintal é contaminado com uma donça e eu tou com muito medo que atige meus cachorros estou muito preucupada…sera que ja posso levar na clinica veterinaria para vacinar?….bjusssss obrigada espero o retorno da pergunta…..uma boa tarde……

  19. lUBRIANA diz:

    25 de novembro de 2012 as 17:30

    Olá eu tinha uma cachorrinha que nesta última quarta feira morreu subitamente, nós a encontramos deitada e saindo sangue pela boca… aqui em casa nós estamos muito trites e queremos arrumar outro cachorrinho, mas não sei se já posso pegar um e se antes dele vir para a minha casa eu teria que vaciná-lo ou passar algum produto em casa para eliminar alguma doença ou virus. Por favor me respondam. Muito obrigada!

  20. dora diz:

    25 de janeiro de 2013 as 21:11

    ganhei um cao dzem que tem tres meses,nao sabem da vacina,como descubro tudo isso.Se ele e labrador, idade, vacina?

  21. layza diz:

    11 de abril de 2013 as 12:14

    eu dei a primeira vacina na minha cachora podlle mais ela ta sentinto muita dor

  22. edson mota diz:

    6 de agosto de 2013 as 3:11

    a primeira vacina e com quantos meses posso dar chow chow

  23. misael diz:

    18 de outubro de 2013 as 0:34

    ola a minha cachorrinha de tem 4 meses e esta com as vacinas em dia mas ela esta comendo o cocozinho dela o que faço. me ajude por favor

  • RSS
  • Facebook
  • Orkut
  • Twitter